NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Crianças no Teatro chega ao Noroeste, Campos Gerais e RMC em junho

Publicado em

O programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, terá apresentações em quatro cidades no mês de junho. O projeto, criado pelo Governo do Estado via Secretaria da Cultura e PalcoParaná, ocupa teatros das cidades, sendo muitas vezes a primeira experiência para os pequenos espectadores.

O público de Ponta Grossa e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, poderá participar das atividades da peça “A Roupa Nova do Rei”, da Cia. Regina Vogue. Já as crianças de Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba) vão curtir a aventura “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá. No Noroeste, em Loanda, a atração será o espetáculo “Encontro de Gigantes”, do grupo Ás de Paus. Confira os dias, locais e horários na programação abaixo.

ITAN E TAL – O espetáculo “Itan e Tal” traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, por meio de uma viagem ao passado e ao futuro.

A ROUPA NOVA DO REI – O clássico A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen e foi inicialmente publicado em 1837. Certa vez havia um rei, que muito se gabava de sua astúcia e inteligência. Um dia, um malandro forasteiro chega ao seu reino, anunciando ser um renomado alfaiate que percorria o mundo. Apressadamente, o vaidoso rei exige que lhe faça uma nova roupa, jamais vista em canto algum. Enchendo-se de oportunismo, o malandro promete uma roupa mágica que somente as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O falsário então exige todo o tipo de raridades e materiais caros para a confecção do suposto traje mágico, enquanto passa os dias desfrutando do conforto real. Quando finalmente é apresentada a inusitada encomenda, o rei que não queria demonstrar estupidez anuncia um desfile a fim de apresentar aos súditos o novo traje real e testar a inteligência de todos. Uma sincera criança, assustada, faz o rei enxergar que foi enganado e que na verdade está sem roupa alguma.

Leia Também:  Abril Indígena, peças do Festival de Curitiba e visitas guiadas estão na programação cultural

ENCONTRO DE GIGANTES – O espetáculo da companhia londrinense Núcleo Ás de Paus propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e assim se identificar no mundo.

O PROJETOAnunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, Crianças no Teatro é inédito nesse formato no Paraná. O projeto, que conta com apoio da Audi Brasil, tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico.

Leia Também:  Governo executa serviços de conservação no Contorno de Marialva, no Noroeste

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO 

Ponta GrossaA Roupa Nova do Rei

Teatro da UEPG (Dr. Antônio Russo, 28 – Oficinas) – De 05 a 09, e 26 a 28 – sessões manhã e tarde.

Telêmaco BorbaA Roupa Nova do Rei

Teatro Sírio de Castro Ribas Junior (Av. Pref. Cacildo Batista de Arpelau, 550 – Centro) – 19 a 23 – sessões manhã e tarde.

Campina Grande do SulItan e Tal

Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 975 – Jardim Paulista) – 21 a 30 – sessões manhã e tarde.

Loanda Encontro de Gigantes

Cine Teatro Mário Matarezi (Av. Desembargador Munhoz de Melo, 1.417) 

12 a 20 – sessões manhã e tarde.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Na Expoingá, Copel orienta crianças e adolescentes sobre uso consciente da energia

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador anuncia novo investimento de R$ 1 bilhão da Sumitomo no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA