NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Crianças no Teatro chega ao Noroeste, Campos Gerais e RMC em junho

Publicado em

O programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, terá apresentações em quatro cidades no mês de junho. O projeto, criado pelo Governo do Estado via Secretaria da Cultura e PalcoParaná, ocupa teatros das cidades, sendo muitas vezes a primeira experiência para os pequenos espectadores.

O público de Ponta Grossa e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, poderá participar das atividades da peça “A Roupa Nova do Rei”, da Cia. Regina Vogue. Já as crianças de Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba) vão curtir a aventura “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá. No Noroeste, em Loanda, a atração será o espetáculo “Encontro de Gigantes”, do grupo Ás de Paus. Confira os dias, locais e horários na programação abaixo.

ITAN E TAL – O espetáculo “Itan e Tal” traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, por meio de uma viagem ao passado e ao futuro.

A ROUPA NOVA DO REI – O clássico A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen e foi inicialmente publicado em 1837. Certa vez havia um rei, que muito se gabava de sua astúcia e inteligência. Um dia, um malandro forasteiro chega ao seu reino, anunciando ser um renomado alfaiate que percorria o mundo. Apressadamente, o vaidoso rei exige que lhe faça uma nova roupa, jamais vista em canto algum. Enchendo-se de oportunismo, o malandro promete uma roupa mágica que somente as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O falsário então exige todo o tipo de raridades e materiais caros para a confecção do suposto traje mágico, enquanto passa os dias desfrutando do conforto real. Quando finalmente é apresentada a inusitada encomenda, o rei que não queria demonstrar estupidez anuncia um desfile a fim de apresentar aos súditos o novo traje real e testar a inteligência de todos. Uma sincera criança, assustada, faz o rei enxergar que foi enganado e que na verdade está sem roupa alguma.

Leia Também:  No 2º dia, encontro do PlanificaSUS projeta ações para replicar programa nos municípios

ENCONTRO DE GIGANTES – O espetáculo da companhia londrinense Núcleo Ás de Paus propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e assim se identificar no mundo.

O PROJETOAnunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, Crianças no Teatro é inédito nesse formato no Paraná. O projeto, que conta com apoio da Audi Brasil, tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico.

Leia Também:  PCPR e PMPR encontram corpo enterrado em quintal e prendem suspeito em Matinhos

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO 

Ponta GrossaA Roupa Nova do Rei

Teatro da UEPG (Dr. Antônio Russo, 28 – Oficinas) – De 05 a 09, e 26 a 28 – sessões manhã e tarde.

Telêmaco BorbaA Roupa Nova do Rei

Teatro Sírio de Castro Ribas Junior (Av. Pref. Cacildo Batista de Arpelau, 550 – Centro) – 19 a 23 – sessões manhã e tarde.

Campina Grande do SulItan e Tal

Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 975 – Jardim Paulista) – 21 a 30 – sessões manhã e tarde.

Loanda Encontro de Gigantes

Cine Teatro Mário Matarezi (Av. Desembargador Munhoz de Melo, 1.417) 

12 a 20 – sessões manhã e tarde.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  DER/PR atua para recuperar ponto de deslizamento na PR-340, entre Tibagi e Castro

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo do Estado libera R$ 7,4 milhões para pavimentar diversas ruas em Prudentópolis

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA