NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Cinema na Praça apresenta sessões em mais quatro balneários de Pontal do Paraná

Publicado em

Moradores e veranistas de mais quatro balneários de Pontal do Paraná, no Litoral, vão poder rir e se emocionar esta semana com as sessões gratuitas ao ar livre do Cinema da Praça, integrante da programação do Verão Maior Paraná.

Os balneários de Pontal do Sul, Ipanema, Shangri-lá e Marissol vão receber a carreta com a tela para a projeção de “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. As sessões acontecem sempre às 19h e 21h e estão sujeitas a cancelamentos devido às condições climáticas. 

Pontal do Paraná já recebeu o Cinema na Praça na semana passada e, devido à extensão do município, haverá mais quatro sessões em pontos diferentes. Confira a programação completa AQUI.

Criado pelo Governo do Estado em parceria com a Renault, o Cinema na Praça tem como objetivo levar o entretenimento do cinema e proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita para espectadores de municípios do interior do Estado que não possuem salas de exibição.

E agora, no verão, vem como opção de diversão para moradores e visitantes das cidades litorâneas. Guaratuba e Matinhos já receberam o Cinema na Praça, que ainda segue para Paranaguá, Morretes, Antonina, finalizando as apresentações em Matinhos no dia 12 de fevereiro. 

As películas são concedidas pela Motion Picture Association of America – associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos de Hollywood. A programação conta com acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Todos os filmes têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à programação.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de mil munições de fuzil em São José das Palmeiras, no Oeste

As sessões gratuitas do Cinema na Praça serão até 12 de fevereiro de 2023. Nesta temporada, o projeto já passou por Guaratuba e Matinhos e depois de Pontal do Paraná segue para Paranaguá, Morretes e Antonina, retornando para a semana final em Matinhos.

CINEMA NA PRAÇA – É um projeto do Governo do Estado executado pela Secretaria de Estado da Cultura e Casa Civil – Governadoria. Nas duas edições realizadas em 2019 e 2022 contou com a parceria da Renault, por meio do Programa Paraná Competitivo. O projeto Cinema na Praça está previsto no Plano de Governo, dentro da linha de Fortalecimento de Políticas Públicas de Cultura.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.  

Leia Também:  Estudantes do Ganhando o Mundo retornam da Austrália com novas experiências

Serviço:

Cinema na Praça – Pontal do Paraná

Sempre às 19h e 21h

26/01 – Pontal do Paraná – Balneário Pontal do Sul. Em frente à Câmara Municipal

27/01 – Pontal do Paraná – Balneário de Ipanema. Praça Caetano Munhoz da Rocha (final do calçadão)

28/01 – Pontal do Paraná – Balneário Shangri-lá. Praça Alvorada

29/01 – Pontal do Paraná – Balneário Marissol. Centro de Eventos Marissol

Próximas semanas

02/02 – Paranaguá – Em frente à Estação Ferroviária

03/02 – Paranaguá – Em frente à Estação Ferroviária

04/02 – Morretes – Em frente à Estação Ferroviária

05/02 – Morretes – Na Praça do Porto de Cima

09/02 – Antonina – Esquina das ruas Zung Sui Shen e Antônio O. Mendes – Bairro Barigui

10/02 – Antonina – Avenida do Samba. Em frente à escadaria da Igreja São Benedito

11/02 – Matinhos – Estacionamento do Supermercado Caopi – Bairro Cohapar

12/02 – Matinhos – Praça Dante Luiz Júnior – Balneário Caiobá.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de mil munições de fuzil em São José das Palmeiras, no Oeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Confaz prorroga para maio adesão obrigatória da nota fiscal eletrônica do produtor rural

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA