NOVA AURORA

PARANÁ

Programa BRDE Labs PR encerra fase de captação e trabalha na seleção de startups

Publicado em

O BRDE Labs, programa de inovação aberta criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), encerrou a fase de captação de startups e trabalha no novo ciclo de seleção das inscritas, até 16 de agosto. O objetivo é conectar empresas âncora que lançam desafios e startups que desenvolvem soluções inovadoras. O tema deste ano é “Inovação Verde e Equidade”.

São 185 startups que se inscreveram nessa etapa e apresentaram 356 soluções para os 31 desafios propostos que se enquadram no tema da edição deste ano, o que representa um aumento tanto no número de startups quanto de soluções e desafios em comparação à edição de 2022. No ano passado houve 163 startups em captação com 288 propostas para 26 desafios.

Neste processo, foram conectadas startups de todas as regiões do Brasil, com destaque ao Paraná, com 53, seguido dos estados de São Paulo, com 49, e Rio Grande do Sul, com 23. Também se inscreveram duas startups dos Estados Unidos e uma do Canadá, mostrando o alcance do programa.

Leia Também:  Evento divulga Caminhos do Peabiru a agentes de turismo e cultura e à comunidade escolar

Dos 31 desafios propostos pelas dez empresas âncoras, 30 foram contemplados e todos os empreendimentos tiveram startups inscritas. Os desafios mais concorridos foram “Redução e Compensação de Gás Carbônico” com 30 inscrições, “Promoção Cultura e Engajamento Voltado para ESG” (28) e “Gestão Ambiental de Integrados”(23).

NOVA FASE – De 30 de junho até 16 de agosto ocorre a etapa de seleção das startups inscritas. Nessa triagem, cada empresa âncora deve escolher até dez startups captadas para a um pitch (uma curta apresentação sobre a sua solução tecnológica desenvolvida) a uma comissão formada pelos representantes das empresas – será avaliada a aderência aos desafios propostos, a equipe da startup e o conteúdo inovador de cada uma.

O BRDE Labs no Paraná está em sua quarta edição e já trabalhou os temas cooperativas, indústria, ESG e, agora, inovação verde e de equidade.

BIOPARK – Com o tema “Transformação sustentável: Construindo uma Cultura Inovadora para garantir um futuro mais sustentável”, dirigido a empresas e startups, o BRDE Labs realizou um evento no Biopark – Parque Tecnológico de Toledo, com apoio da Hotmilk, Amcham e Sebrae. Este é o segundo encontro promovido pelo programa, com o objetivo de promover discussões relacionadas ao tema proposto nesta edição.

Leia Também:  Inventário de gases de efeito estufa da Sanepar recebe Selo Ouro de programa da FGV

Estado e BRDE lançam programa de R$ 500 milhões para cidades com mais de 80 mil habitantes

Participaram os palestrantes da Hotmilk, Marcelo Finger, com o talk “Construindo uma cultura inovadora para garantir prosperidade das organizações”; a gerente de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Inovação da Lar Cooperativa Agroindustrial, Marcia Pessini, com o case “Desafios e aprendizados na jornada rumo à uma cultura organizacional mais inovadora”, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico CiBiogás, Felipe Marques, que apresentou “Projetos Inovadores com foco em sustentabilidade – Impacto ambiental com retorno para o negócio”.

A gerente de Planejamento do BRDE, Lisiane Astarita, falou sobre a improtância do tema deste ano. “Sustentabilidade ambiental e social são tendências e, cada vez mais, passam a ser exigidas pelo mercado e investidores. Assim, o programa pretende esse ano promover oportunidade de conexão entre empresas e startups que buscam incorporar em suas práticas diárias ações ligadas ao desenvolvimento sustentável”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Referência nacional, camomila de Mandirituba recebe selo de Indicação Geográfica

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná pode colher 20,8 milhões de toneladas de soja, maior volume da história

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA