NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Arte para Maiores de maio vai abordar a obra do paranaense Miguel Bakun

Publicado em

O encontro de maio do programa Arte para Maiores (APM), voltado ao público com mais de 60 anos e promovido pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), propõe uma imersão no universo criativo do artista paranaense Miguel Bakun. A atividade terá dois encontros: nos dias 6 e 13 de maio, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. A programação inclui uma visita mediada à exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção” dedicada ao artista, em exibição na Sala 11.

Na sequência, os participantes serão convidados a experimentar de uma oficina artística, proporcionando uma vivência que aproxima os participantes do universo do artista, incentivando a expressão sensível e a compreensão o seu processo criativo.

A mostra apresenta obras inéditas da produção de Miguel Bakun (1909–1963), estabelecendo um diálogo entre suas pinturas e desenhos. Sua linguagem, marcada pelo uso expressivo das cores e por temáticas regionais do Paraná, revela uma relação íntima com a paisagem e as telas.

Leia Também:  Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

A participação na atividade é gratuita e a entrada no museu é livre para pessoas com mais de 60 anos. Porém, é necessária a inscrição antecipada que deve ser feita por este formulário.

APM – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Unespar abre processo para turma de 2024 do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo

Serviço:

Arte para Maiores – “Oficina Paisagens Essenciais – Cores e Gestos”

Mediação e oficina

6 e 13 de maio

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Link para inscrição: https://bit.ly/APMMaio2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Secretaria da Saúde lança cartilha para orientar sobre violências contra as mulheres

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador destaca investimento de R$ 50 milhões nas Ceasas do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA