NOVA AURORA

PARANÁ

Profissional do IDR-Paraná é indicado ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil

Publicado em

O coordenador do programa RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), foi indicado ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil, na categoria Melhor Profissional. O prêmio dá visibilidade e reconhecimento ao profissional que atua na área, além de valorizar plantas e unidades geradoras de biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária.

A votação nos indicados vai até 31 de março, e deve ser feita por este site, onde também há orientação sobre como e em quantos nomes votar. O prêmio é uma ação do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento destas cadeias em todo o País, em especial, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, o Fórum está em sua quinta edição e será realizado em Foz do Iguaçu (Oeste), de 18 a 20 de abril de 2023. A premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.

Leia Também:  PCPR cumpre buscas decorrentes de investigação que apura crimes envolvendo irregularidades na venda de loteamentos

O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). 

Além de coordenar o programa RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida é, também, coordenador da área de Energias Renováveis no IDR-Paraná. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Fontes Renováveis de Energia.

Sua indicação ao prêmio se deve à atuação com o RenovaPR, programa do Governo que facilita a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e biogás/biometano na produção rural. Produtores, cooperativas e associações de produção podem financiar a aquisição e instalação de sistemas de energia renovável. As operações de crédito recebem subvenção econômica do Estado, o que facilita e incentiva a adoção destes sistemas.

Leia Também:  Educação aplica nesta semana última Prova Paraná do ano a todos os alunos da rede estadual

Em dois anos de existência do programa foram viabilizados mais de R$ 1 bilhão em 5.662 projetos para geração de energia renovável.

“É uma honra ser indicado a este prêmio. Durante toda a minha carreira sempre estive envolvido com o sistema de biogás, mas entendo que essa indicação é um reconhecimento pela atuação de todos os profissionais do IDR-Paraná, visto que todos os servidores do Instituto colaboraram de alguma forma para o sucesso que é o RenovaPR”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar oferta cursos sobre plantas alimentícias não convencionais e medicinais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com agentes regionais, Estado auxilia municípios e amplia alcance das políticas culturais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA