NOVA AURORA

PARANÁ

Professores da rede são homenageados pelo Ganhando o Mundo e uso de plataformas

Publicado em

Oito professores da rede estadual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba e representantes da primeira edição do programa Ganhando o Mundo Professores foram homenageados com a entrega de certificados dos cursos de capacitação concluídos no Exterior nesta semana no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

Os docentes representaram os 99 selecionados de todo Estado que, entre setembro e novembro de 2023, estudaram na Finlândia e Canadá, onde realizaram cursos de formação continuada com abordagens voltadas a temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem e educação inclusiva. 

Além de celebrar o primeiro intercâmbio de professores realizado na história da rede estadual de ensino do Paraná, o evento também teve como objetivo reconhecer a dedicação dos professores intercambistas, valorizando suas conquistas e o impacto positivo do programa na sua formação profissional e na qualidade da educação. 

“Iniciativas como esta servem também para inspirar outros professores a participarem do Ganhando o Mundo Professor, estimulando o desenvolvimento profissional e a busca por novas práticas pedagógicas. Tudo em prol de uma educação cada vez mais forte para os nossos meninos e meninas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Esta primeira edição do Ganhando o Mundo voltada para professores representou grande impacto no desenvolvimento profissional dos educadores, assim como na evolução do sistema educacional no Paraná, porque esses professores, agora, desempenham o papel de multiplicadores, disseminando as experiências e conhecimentos obtidos ao longo do programa de intercâmbio”, reforçou a chefe do NRE de Curitiba, Laura Lopes.

Leia Também:  Com apoio do IDR-Paraná, evento de fruticultura na Lapa reúne mais de 600 participantes

Foram homenageados Solange Froguel, do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná; Dijalmary Prates Chas, do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba; Corine Vanessa Los Costa, do Colégio Estadual Pio Lanteri; Rosimara Correa Biella, do Colégio Estadual Santa Rosa; Vanessa Rocha Zacarias, do Colégio Estadual Pilar Maturana; Igor Soares Veiga, do Colégio Estadual João de Oliveira Franco; Patrícia Barbosa, do Colégio Estadual Cívico Militar Julio Mesquita e Karine Lohmann Azevedo, do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão. A Karine foi para a Finlândia e os demais para o Canadá.

RECURSOS DIGITAIS – Pelo bom desempenho em sala a partir da aplicação dos Recursos Educacionais Digitais (REDs) da rede, outros oito professores de escolas estaduais de Curitiba também foram homenageados com certificados. O critério de avaliação que determinou a escolha dos docentes para a homenagem foi o avanço no rendimento dos estudantes, registrado pela ferramenta de análise de dados da Seed-PR. 

Foram homenageados: Fabiani de Almeida da Silva, da Escola Estadual Doracy Cezarino (pelo uso da plataforma Desafio Paraná); Bruno Vinícius Osellame Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida (pelo uso da plataforma Inglês Paraná); Jackelini Brusch Rempel, do Colégio Estadual Cívico Militar Etelvina C. Ribas (pelo uso da plataforma Redação Paraná); Andreza Moreira Pessoa, da Escola Estadual Dona Carola (pelo uso da plataforma Leia Paraná); José Ricardo Dolenga Coelho, do Colégio Estadual Marli Queiroz de Azevedo (pelo uso da plataforma Matific); Cibele Rocha Carezzato Franco de Andrade, da Escola Estadual Helena Dionysio (pelo uso da plataforma Khan Academy); Stefany Selhorst, da Escola Estadual Dona Carola (pelo uso da plataforma Programação Paraná); e Maria Gabrielle Goche, do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão (pelo uso da plataforma de Robótica).

Leia Também:  BOs, carteiras de identidades, orientações: PCPR leva serviços à população de Cascavel

A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento feito até agora, neste ano, foi de R$ 9,64 milhões.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino conta com recursos digitais, que vão de suporte à leitura, redação e inglês, até capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estudo da FGV aponta Paraná como exemplo de boas práticas em transparência pública

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  IAT aplicou R$ 2 milhões em multas por crimes ambientais no Litoral entre dezembro e março

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA