PARANÁ
Professoras de Curitiba e Ponta Grossa são selecionadas para atuar em escolas nos EUA
Publicado em
10 de maio de 2024por
Itajuba TadeuAs professoras Andrea Rebonato Bau Juhasz e Eleuza de Sousa Xavier, de Curitiba, e a professora Silena Galvão, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foram selecionadas para atuar em escolas públicas do Estado de Utah, no Oeste dos Estados Unidos. O começo do intercâmbio está previsto para agosto deste ano, final do verão no Hemisfério Norte e início do ano letivo nos EUA.
A iniciativa é resultado de uma cooperação internacional entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Educação do Estado de Utah, com amparo no Programa de Imersão Dupla em Português. O objetivo é viabilizar oportunidades profissionais para professores de escolas paranaenses de ensino fundamental, públicas e privadas, a partir da interação com novas culturas e aperfeiçoamento na língua inglesa.
Em 2024, o programa completa dez anos, somando 48 profissionais da educação selecionados para lecionar em instituições educacionais de Utah. Pelo menos 40 desses docentes permanecem atuando na rede de ensino dos Estados Unidos.
As professoras aprovadas neste ano serão designadas para escolas nas cidades de Logan, no Condado de Cache, na região Norte de Utah, e St. George, sede do condado de Washington, no Sul do estado norte-americano. As docentes receberão e-mail com as indicações das respectivas escolas e orientações para providenciarem os vistos de trabalho, para entrada e permanência em território norte-americano.
Segundo o coordenador de Ensino Superior da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, o intercâmbio é um tipo de experiência que proporciona benefícios em nível pessoal e profissional. “Os programas de intercâmbio contribuem para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural de quem se dispõe a viver uma experiência em outro país, aprimorando competências e habilidades profissionais, como a melhoria da capacidade de comunicação, adaptabilidade e solução de desafios do dia a dia”, afirma.
A professora Andrea Juhasz reforça a importância dessa experiência para o crescimento profissional e pessoal. “Fiquei muito feliz com a aprovação nesse programa, pois é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e uma chance para expandir os horizontes, aprender novas culturas e desenvolver habilidades em um ambiente internacional”, diz. “Acredito que essa experiência vai me tornar uma profissional mais versátil e adaptável e me preparar para enfrentar desafios futuros com confiança e resiliência”.
ATUAÇÃO – O regime de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 horas em planejamento. As aulas serão ministradas em inglês e português para alunos do Elementary School, que equivale ao período da 1ª à 5ª série do ensino fundamental brasileiro; do Middle School, que corresponde da 6ª à 8ª série no Brasil; além de turmas de calouros do nível High School, semelhante ao primeiro ano do ensino médio.
Em Utah, a remuneração de professores é definida a partir de diretrizes do estado, que variam conforme a experiência dos profissionais da educação, assim como o grau de formação e titulação. O valor cheio (sem dedução de impostos) varia de US$ 45 mil anuais, cerca de R$ 232 mil, para profissionais com graduação; até US$ 58 mil por ano, que equivale a R$ 299 mil, para professores com doutorado.
BENEFÍCIOS – As professoras paranaenses irão atuar por três anos no programa, sendo oferecido, também, um visto de trabalho para os cônjuges no país norte-americano. Os filhos com idade até 21 anos podem ser matriculados em escolas da rede pública e as profissionais terão planos de saúde e odontológico entre os benefícios. Durante as duas primeiras semanas do intercâmbio, as docentes contam com moradia cedida por outros professores da comunidade local.
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PROGRAMA – A seleção de professores para o Programa de Imersão Dupla em Português acontece nos primeiros meses de cada ano. Os candidatos passam por três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês e avaliação de experiência didática em sala de aula. Para participar, é preciso comprovar experiência de ensino em escolas paranaenses das redes pública ou privada. Toda a seleção é conduzida pela Secretaria da Educação de Utah.
O programa envolve 24 escolas, sendo nove Elementary Schools; oito Middle Schools; e sete High Schools. Atualmente, aproximadamente três mil crianças e adolescentes estão aprendendo a língua portuguesa com profissionais da educação do Paraná. Os professores paranaenses são responsáveis por diferentes disciplinas, como português, matemática, estudos sociais, ciências, educação física, artes e cultura geral.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

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