NOVA AURORA

PARANÁ

Procuradores do Estado discutem atuação em Juizados Especiais

Publicado em

Os Juizados Especiais, órgãos do Poder Judiciário que visam resolver conflitos de forma rápida e gratuita, foi um dos principais temas da reunião de procuradores do Estado, nesta quarta-feira (5). Promovido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o encontro teve como objetivos trocar experiências, dividir boas práticas e debater os desafios comuns na atuação.

Há alta demanda de processos envolvendo o Estado que correm nos Juizados Especiais. O Paraná tem 274 procuradores, dos quais cerca de 70 estão à frente dos processos que são julgados nestes órgãos. Apenas em 2022, dos 56.086 processos tratados pela PGE, 28.100, ou seja, 50% foram de processos que tramitaram nos Juizados Especiais (estaduais e federais).

De acordo com a procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, nota-se uma procura cada vez maior de resoluções via Juizados Especiais, o que traz a necessidade de aperfeiçoar a atuação da procuradoria. “Nosso intuito é seguir garantindo a defesa e os interesses do Estado, papel primordial da Procuradoria-Geral do Estado, e encontrar soluções que modernizem e sistematizem o trabalho da advocacia do Paraná nestes espaços. É preciso, no entanto, garantir a qualidade dos atendimentos e também a segurança jurídica para o trabalho dos procuradores”, reforça.

Leia Também:  Parque Universitário da UENP celebra um ano de atividades com mais de 10 mil visitações

Durante o encontro, os procuradores responderam uma pesquisa com a possibilidade da apresentação de propostas e novos fluxos a serem adotados. A partir do resultado, novos encontros, dessa vez temáticos e em grupos menores, serão os responsáveis por consolidar as contribuições e iniciar os processos de implementação e mudança.

Entre as propostas que apareceram durante o evento estão a regulamentação da desburocratização no atendimento de processos atendidos pela PGE nos Juizados Especiais e o estudo de sistemas que possam automatizar com segurança jurídica algumas etapas dos processos. Além da coleta de sugestões dos procuradores, a PGE tem articulado com outros estados formas e processos aplicados pelos entes federativos que possam ser aplicados pelo Paraná.

JUIZADOS ESPECIAIS – Considerado um importante meio de acesso à Justiça, os Juizados Especiais são órgãos do Poder Judiciário que visam resolver conflitos de forma rápida e gratuita (só existem custas caso haja falta em uma audiência ou perda da causa). Por muito tempo eram conhecidos como os “Juizados de Pequenas Causas” por envolverem valores baixos. Inclusive, se o valor da causa for inferior a 20 salários mínimos, não há necessidade de representação de advogado.

Leia Também:  No Dia dos Direitos Humanos, Estado destaca ações de proteção a pessoas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado vai manter diálogo aberto e franco com a Assembleia em prol dos paranaenses, diz Piana

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Parque Universitário da UENP celebra um ano de atividades com mais de 10 mil visitações

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA