NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira etapa: Secretaria da Saúde convoca 108 profissionais selecionados por PSS

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início nesta terça-feira (7) à primeira etapa da efetivação dos candidatos selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para integrar temporariamente o quadro de servidores. O chamamento para a assinatura de contrato aconteceu de maneira simultânea em 21 Regionais de Saúde e contemplou 108 novos funcionários.

Eles estão distribuídos entre cargos de administrador (4), arquiteto (1), biólogo (5), biomédico (1), enfermeiro (42), engenheiro eletricista (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (26), fisioterapeuta(1), médico (18), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), técnico de laboratório (2) e técnico de enfermagem (4).

“Esses profissionais passam a somar em diversas frentes as estruturas de saúde do Estado. O PSS é um processo robusto e não tenho dúvidas de que todos os aprovados possuem qualificação para atender os paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves.

Leia Também:  Contratação de estudos das novas rodovias do Litoral entra na fase de habilitação

Os profissionais selecionados passam a assumir suas funções a partir desta quarta-feira (8). Ao todo, foram 18.682 inscritos para as 341 vagas ofertadas, sendo 294 para nível superior e 47 de nível médio. As demais vagas serão ocupadas a partir de novas convocações que devem ser anunciadas nos próximos dias.

O PSS tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. É possível verificar atualizações sobre novos chamamentos e mais detalhes na aba Processo Seletivo Simplificado neste link.

Confira a distribuição dos profissionais por regionais:

2ª RS de Curitiba – 2 administradores, 3 biólogos, 1 biomédico, 11 enfermeiros, 1 engenheiro eletricista, 8 farmacêuticos, 1 fisioterapeuta, 5 médicos, 1 psicólogo, 1 terapeuta ocupacional, 2 técnicos de laboratório, 3 técnicos de enfermagem

3ª RS de Ponta Grossa – 4 enfermeiros, 1 médico

4ª RS de Irati – 2 enfermeiros, 1 farmacêutico

5ª RS de Guarapuava – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos

6ª RS de União da Vitória – 1 enfermeiro

7ª RS de Pato Branco – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos

8ª RS de Francisco Beltrão – 1 enfermeiro, 1 médico

Leia Também:  Paraná define o Dia D da Vacinação para 15 de abril

9ª RS de Foz do Iguaçu – 1 administrador, 1 farmacêutico, 1 médico

10ª RS de Cascavel – 1 arquiteto, 1 biólogo, 2 enfermeiros, 1 engenheiro civil, 2 farmacêuticos

11ª RS de Campo Mourão – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos

12ª RS de Umuarama – 2 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 médico

13ª RS de Cianorte – 1 biólogo, 1 enfermeiro, 1 farmacêutico

14ª RS de Paranavaí – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico

15ª RS de Maringá – 1 administrador, 4 enfermeiros, 1 farmacêutico

16ª RS de Apucarana – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos

17ª RS de Londrina – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos

18ª RS de Cornélio Procópio – 1 médico

19ª RS de Jacarezinho – 2 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem

20ª RS de Toledo – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico, 1 médico

21ª RS de Telêmaco Borba – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico

22ª RS de Ivaiporã – 1 médico

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  SANEPAR - OS CONSUMIDORES DE NOVA AURORA CONTINUAM SENDO CREDORES DE MELHORES SERVIÇOS.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com apoio do Estado, agricultores assinam contratos de financiamento no Banco do Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA