NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira-dama reforça campanha paranaense de ajuda ao Rio Grande do Sul

Publicado em

A primeira-dama Luciana Saito Massa organizou uma reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses no fim da tarde desta sexta-feira (3) para reforçar a campanha SOS RS. Durante o encontro remoto, ela pediu o apoio dos municípios para a arrecadação de donativos à população gaúcha, que sofre os efeitos da pior catástrofe meteorológica já registrada na história do Estado.

Até a próxima quarta-feira (8), podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas. As doações podem entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná no Estado, que serão posteriormente enviadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná ao Rio Grande do Sul. Ao término do período de arrecadação, o Governo do Paraná fará uma prestação de contas sobre os donativos recebidos e encaminhados.

Durante a reunião, Luciana lembrou que o Paraná viveu uma situação parecida, em proporções menores, no fim do ano passado, e que naquele momento também contou com a solidariedade de outros estados. “Outubro e novembro de 2023 foram meses muito difíceis, sobretudo para a população do Sudoeste do Estado, com muitas chuvas e vendavais, mas que não chegam a um terço do que vive a população gaúcha neste momento”, disse.

Leia Também:  Governo decreta luto oficial de três dias em razão do grave acidente em Jandaia do Sul

“Este é o momento da população paranaense demonstrar a sua solidariedade, retribuindo a ajuda que recebemos e fazendo uma grande mobilização do poder público, iniciativa privada e das próprias pessoas, dentro da possibilidade de cada um, para que possamos diminuir o sofrimento do povo do Rio Grande do Sul neste momento”, acrescentou a primeira-dama.

A campanha de ajuda humanitária é mais uma etapa do apoio do Paraná ao Rio Grande do Sul, que começou com o envio de 32 bombeiros militares na quarta-feira (1º). Os profissionais estão atuando em diversas missões, especialmente no resgate a pessoas ilhadas com o auxílio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BMPOA), que também foi deslocado para a região.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, o foco dos profissionais que estão trabalhando diretamente na crise neste momento é em salvar vidas, mas a estrutura estadual já está mobilizada para os dias posteriores.

Leia Também:  Comercialização de ostras e mexilhões está liberada em Guaratuba

“Nós estamos com todos os quartéis dos Bombeiros e Brigadas Comunitárias abertos e recebendo muitas doações, mas toda a ajuda é bem-vinda porque o processo de recuperação das casas para que as famílias voltem à normalidade deve ser bastante demorado e caro”, comentou.

ATINGIDOS – Até o momento as fortes chuvas afetaram cerca de 351 mil pessoas em 235 dos 496 municípios gaúchos. Desde o início da crise, 39 pessoas morreram, 68 ficaram feridas e outras 68 permanecem desaparecidas. A Defesa Civil gaúcha já registrou mais de 32 mil pessoas fora de casa, sendo aproximadamente 8 mil em abrigos e 24 mil desalojados (em casas de familiares ou amigos).

Infelizmente, a previsão é de que a condição se mantenha pelo menos até o sábado (4), com acumulados de chuva que podem chegar até 400 milímetros. O volume se soma aos mais de 300 milímetros já registrados nos últimos quatro dias, o que tende a agravar a situação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

3ª etapa da Conferência Estadual do Esporte tem início em Londrina

Published

on

By

A 3ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, reunindo representantes de 94 municípios para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035), começou nesta terça-feira (8), em Londrina. A programação segue até quinta-feira (10), no auditório da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com a participação de gestores das regionais do município e também de Cornélio Procópio e Ivaiporã, o evento recebe 282 pessoas para discutirem e participarem da proposição de políticas públicas estaduais. Esta é a terceira de quatro etapas regionais que acontecem em diferentes cidades do Paraná, com o objetivo de universalizar o acesso ao esporte.

Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.

Leia Também:  Após resgate em área urbana de Engenheiro Beltrão, IAT solta onça-parda na mata

Além das discussões, os municípios participantes receberão a coletânea do programa O Esporte Que Queremos, entregue pelo secretário. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.

Joselene dos Anjos, coordenadora do Esporte Que Queremos, definiu a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município. É uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, disse.

Após passar por Londrina, a Conferência Estadual do Esporte encerra a fase regional em Maringá, entre 14 e 16 de abril. O evento teve início em Ponta Grossa, onde aconteceu a primeira etapa, entre 25 e 27 de março, e também já passou por Toledo, entre 1 e 3 de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA