NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira biografia da Baronesa do Serro Azul será lançada no Palacete dos Leões nesta sexta

Publicado em

O Espaço Cutural BRDE-Palacete dos Leões, em Curitiba, recebe nesta sexta-feira (25), às 19 horas, o evento de lançamento do livro “Maria José Correia, a Baronesa do Serro Azul”, que retrata uma das mulheres mais influentes da história do Paraná, cuja vida está conectada aos espaços onde estão o Solar do Barão e o Palacete dos Leões. O lançamento será feito pelas pesquisadoras Amanda Prado, Lilian Cardoso Mendes e Lorena Dal Castel, que desenvolveram esta primeira biografia de Maria José Correia, após anos de dedicação e trabalho. As autoras conduzirão a cerimônia e também farão uma explanação sobre o tema.

A Baronesa do Serro Azul foi uma figura essencial na história do Paraná, mas esteve até então ausente dos registros oficiais. Este livro, resultado de uma investigação em arquivos públicos, jornais e acervos familiares, revela a trajetória de Maria José antes e depois da morte de seu marido, Ildefonso Pereira Correia, sua relação com as empresas familiares e com o Solar do Barão, hoje um importante centro cultural de Curitiba.

Leia Também:  Pelo 5º ano consecutivo, governador anuncia antecipação do 13º salário e da folha de dezembro

O projeto surgiu a partir de uma lacuna de informações e ausência de registros sobre Maria José no Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, identificada pelas autoras quando atuavam como mediadoras culturais. A pesquisa recuperou cartas inéditas, fotografias e documentos que mostram sua influência na elite ervateira do século XIX, assim como sua resistência e atuação em um período marcado por turbulências políticas e sociais.

PAPEL DAS MULHERES – A publicação da biografia da Baronesa amplia o acesso do público a esta pesquisa, destacando o papel das mulheres na construção da história paranaense.  As 150 primeiras pessoas a chegarem ao evento de lançamento receberão um exemplar gratuito do livro.

Após o lançamento no Palacete dos Leões, no dia 26 de abril, às 14h, o público terá a oportunidade de participar de uma mediação especial, realizada no Solar do Barão, antiga residência familiar de Maria José. As autoras conduzirão uma roda de conversa para compartilhar detalhes sobre o processo de pesquisa, descobertas e desafios enfrentados durante a elaboração da biografia. Além disso, serão abordados os percursos históricos relacionados à vida de Maria José Correia e a importância do próprio Solar como espaço de memória.

Leia Também:  Turismo do Paraná foi o que mais cresceu em março e teve 2º maior avanço no trimestre no Brasil

SOBRE O ESPAÇO – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões tem como tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura.

Serviço:

Lançamento do Livro “Maria José Correia, a Baronesa do Serro Azul”

Data: sexta-feira, 25 de abril

Horário: 19 horas

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

Programação pode ser acompanhem no site do Palacete

Roda de conversa com as autoras

Data: sábado, 26 de abril

Horário: 14 horas

Local: Solar do Barão

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar investe R$ 26,5 milhões em obras de esgoto em Boa Vista da Aparecida

Published

on

By

A cidade de Boa Vista da Aparecida, localizada na região Oeste do Paraná, está recebendo investimentos que ultrapassam R$ 26,5 milhões para obras de saneamento básico. A Sanepar executa na cidade obras de implantação de coleta e de tratamento do esgoto para atender, inicialmente, mais de 1,8 mil domicílios da área urbana.

Nesta etapa são assentados quase 49 quilômetros de tubulações, entre redes, interceptores e emissários para coletar e transportar o esgoto até a estação de tratamento. A unidade de tratamento, que terá capacidade para processar 13 litros de dejetos por segundo, será composta por um módulo de tratamento com desarenador, tanques, decantadores, adensador de lodo, estação de bombeamento, leitos de secagem e laboratório.

Toda essa estrutura deve ser concluída no fim do segundo semestre do próximo ano, permitindo que a cidade alcance 68% no índice de atendimento com a coleta e tratamento do esgoto.

O gerente-geral da Sanepar Marcio Luis de Souza destaca o empenho da companhia na busca da universalização dos serviços de saneamento básico nos municípios. “Com recursos próprios e financiados, além de parcerias, a Sanepar busca atender à determinação do Governo do Estado para que o Paraná seja a primeira unidade da Federação a alcançar a meta, antecipando o prazo previsto no Marco Legal do Saneamento”, afirma.

Leia Também:  Férias: atualizar a carteira de vacinação protege crianças e jovens em passeios e viagens

Para colocar as redes que transportam o esgoto, são abertas valas que podem interferir em calçadas e pavimentos, levantar poeira e gerar entulhos. O gerente de Projetos e Obras, Aurio Bonilha, explica que as obras de saneamento ficam enterradas após a sua conclusão, mas a execução demanda esforço, pois provoca movimentação de terra que pode causar transtorno.

“O incômodo é temporário e tudo deverá ser restabelecido com maior brevidade possível, trazendo o benefício desse importante pilar do saneamento, que contribui com a melhoria da qualidade de vida da população e se traduz em ganhos ambientais e para a saúde de todos”, ressalta Aurio. A reposição dos pavimentos se dará em até 30 dias, de acordo com o tempo de acomodação do solo.

Os moradores devem aguardar a liberação da rede para fazer a interligação dos imóveis. “A Sanepar vai avisar e autorizar a execução das ligações no momento adequado. Se alguém fizer isso antes do prazo, haverá vazamentos, refluxos e danos ao meio ambiente e à população,” explica o Aurio. Equipes farão visitas para orientar sobre todos os procedimentos antes e durante a obra e sobre como interligar corretamente as tubulações hidráulicas que geram esgoto no imóvel no sistema público de esgoto que está sendo implantado.

Leia Também:  Turismo do Paraná foi o que mais cresceu em março e teve 2º maior avanço no trimestre no Brasil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA