NOVA AURORA

PARANÁ

Premiações, internacionalização e criação de novas plataformas marcam 2022 da Celepar

Publicado em

A Celepar chega a 2023 contabilizando os resultados e conquistas obtidos em 2022, ano marcado por expansão em diversas áreas da companhia. No pós-pandemia, a empresa ampliou os serviços que facilitam a vida dos cidadãos, promoveu conexões, modernizou processos, inaugurou novos espaços e expandiu a prospecção de parcerias com seu projeto de internacionalização. Além disso, recebeu dois prêmios nacionais.

Os serviços públicos foram modernizados com a parceria entre a Celepar e secretarias estaduais e autarquias do Estado. A companhia ajudou a tornar possível a transferência de veículos de forma digital. Também foi implementado o PIX como opção de pagamento de taxas e impostos, tanto para as guias de trânsito do Detran/PR como para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da Secretaria da Fazenda.

Também para a pasta da Fazenda, a Celepar desenvolveu um sistema para auxiliar na fiscalização de emissão de notas falsas, o que ajuda a combater fraudes e também sonegação de impostos, contribuindo para preservação de recursos públicos.

Outro exemplo da expansão de serviços ao cidadão de forma centralizada e fácil, a empresa desenvolveu um portal para a Agência do Trabalhador da Cultura, que intermedia vagas ofertadas na área cultural e criativa, como música, arquitetura, design, moda e publicidade. 

INTERNACIONALIZAÇÃO – Na estratégia de atualização tecnológica constante, a Celepar desembarcou no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e inaugurou seu primeiro escritório internacional no Palo Alto, dentro da Startse University. Ainda em 2022, a empresa estabeleceu outro escritório internacional, desta vez na Europa, em Lisboa, Portugal.

A iniciativa trará benefícios diretos e indiretos para a companhia, como marca de empresa inovadora. Também permitirá estreitamento das relações com clientes e colaboradores sobre soluções inovadoras globais, se conectando com o ecossistema internacional por meio de missões, sempre com um tema alinhado às demandas de governo estadual.

No que se refere a parcerias, a Celepar lançou o edital do Programa C.Lab com a Hotmilk – ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). O objetivo é promover a inovação aberta, por meio da conexão entre a Celepar e startups para criação de soluções que agreguem desafios estratégicos governamentais, garantindo a máxima geração de valor para o cidadão.

Leia Também:  Paraná vai sediar o 4º Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável

O programa busca dar suporte à aceleração de startups, fortalecendo o elo entre governo, universidade, empreendedores e todo o ecossistema da inovação. No total, foram mais de 170 inscrições no primeiro edital lançado, reforçando o compromisso da Celepar com a busca contínua pela inovação nos serviços prestados à sociedade.

A empresa também participou de vários eventos no Paraná e em outros estados para se aproximar de ecossistemas de tecnologia, ao mesmo tempo em que levou a sua experiência. Essas ações permitem laços que podem ramificar projetos realizados com parceiros, ou a extensão de soluções da Celepar em outras esferas, como em municípios ou outros estados.

Em novembro, por exemplo, a Celepar apoiou o maior evento de gestão pública em tecnologia do País, o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop).

ESPORTE – A Celepar investiu em sonhos de atletas paranaenses, uma iniciativa até então inédita na empresa. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento de renúncia fiscal que fomenta o setor e possibilita que as instituições destinem parte do imposto devido a projetos sociais, incentivou a piloto de kart Giovana Marinoski, que sonha em um dia chegar na Fórmula 1.

A empresa também apoiou a administração do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), projeto que busca preparar atletas a nível olímpico e também levá-las a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

MODERNIZAÇÃO EM SAÚDE – Na área da saúde, a Celepar contribuiu com melhorias ao sistema NovoSHT, referência nacional em controle dos bancos de sangue. Foram desenvolvidos dois novos módulos para modernizar a qualidade do monitoramento, como a identificação de bolsas de sangue de outros estados e novo acesso da Vigilância Sanitária na área do sangue. Ambos garantem mais segurança aos processos e ampliam a projeção nacional do sistema, que é o principal do Brasil.

Leia Também:  Governo libera R$ 7,3 milhões para iluminação pública, novas pavimentações e pista de skate

Também foi implantado o Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS), desenvolvido pela companhia, em três hospitais públicos regionais do Paraná: Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba. Trata-se de uma solução multidisciplinar que atende o paciente desde a entrada até a saída em uma unidade de saúde. O sistema opera seguindo as diretrizes do SUS e facilita a gestão dos hospitais, uma vez que os prontuários de pacientes são únicos, o que pode ajudar a salvar vidas.

PRÊMIOS – O projeto IoT Celepar recebeu o Prêmio IoT 2022 da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Trata-se de uma plataforma de monitoramento de temperaturas de medicamentos em um galpão do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que coleta dados em tempo real para auxiliar a administração do órgão na gestão e preservação dos insumos.

Já o case “Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa” garantiu à companhia o Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e o Privado (PMM), na categoria Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em Organização Pública. A iniciativa ensina os idosos a enfrentarem e dominarem a tecnologia, com o uso de seus smartphones. Entre os conteúdos distribuídos em cursos de capacitação está o uso de aplicativos como o WhatsApp, fotos, e configurações básicas do aparelho.

NOVA FORMA DE ATUAR – Em 2022 a Celepar ainda inaugurou o Sharework Cloud Computing, um espaço diferenciado destinado aos colaboradores, com cabines individuais para reunião, estações de trabalho compartilhadas. O projeto pode ser estendido a outros setores da empresa, uma vez que une equipes das áreas jurídica, secretaria, suprimentos e relacionamento com clientes.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Vídeo: Paraná dia mundial do meio ambiente

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Sanepar vai vistoriar tubulação da rede de água de 19 cidades da região Oeste

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA