NOVA AURORA

PARANÁ

Premiação do teatro paranaense, Troféu Gralha Azul abre inscrições para formação de júri

Publicado em

Marco no reconhecimento dos destaques do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul chega à 40ª edição e está com credenciamento aberto para formação do júri. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated/PR).

Podem participar os profissionais de teatro que possuam o registro profissional e experiência na área. As inscrições já estão abertas e vão até 11 de abril, exclusivamente pela internet. Serão selecionados cinco jurados e dois suplentes que vão avaliar os espetáculos inscritos para o Troféu Gralha Azul – 40ª Edição/2023, cujo edital está previsto para o mês abril.

“Os locais e as datas das apresentações serão previamente informados à medida que os concorrentes inscreverem suas produções. Ao menos duas sessões dos grupos selecionados devem ser avaliadas pela comissão julgadora, conforme o edital para artistas e técnicos ainda vai detalhar”, explica o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Aldice Lopes.

Leia Também:  Inscrições para o programa Mais Médicos no Paraná começam nesta sexta-feira

A premiação reconhecida nacionalmente foi criada em 1974 e, neste ano, sua edição é retomada após um hiato de três anos devido à pandemia. “Haverá também uma categoria nova para espetáculos online, em função de tudo que foi produzido no formato durante a pandemia”, afirma Lopes.

O período previsto de trabalho da comissão julgadora é de abril a novembro de 2023. Cada jurado selecionado será remunerado com uma ajuda de custo mensal. O edital está disponível no site do Centro Cultural Teatro Guaíra. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos somente pelo e-mail citado no edital.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta Paraná ao vice-ministro da Agricultura do Japão com objetivo de ampliar exportações

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Da capela mortuária ao prédio próprio: escola de Nova Laranjeiras vira exemplo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA