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PRC-280 vai receber nova obra de restauração em concreto, entre Palmas e Clevelândia

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (24) a licitação da nova obra de restauração em pavimento rígido de concreto da PRC-280, desta vez no trecho entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste.

São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Serão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho.

A obra utilizará a técnica whitetopping, já empregada na restauração da rodovia entre Palmas e a BR-153, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para execução de novas placas de concreto.

Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria.

“Recebemos a missão de elevar a malha rodoviária estadual com a realização de obras com o pavimento rígido de concreto, solução que atende melhor as necessidades do setor produtivo, sendo mais resistente ao tráfego de caminhões, com maior vida útil e menor manutenção a longo prazo”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

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“É mais um edital de pavimento rígido de concreto, o nosso segundo especificamente utilizando a técnica whitetopping. A primeira iniciativa de whitetopping em rodovia estadual, na própria PRC-280, é um grande sucesso, aplaudida por usuários e especialistas do setor”, destacou.

A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.

Empresas interessadas devem estudar o edital e todos os anexos disponíveis para elaborar suas propostas, que deverão ser cadastradas no portal de Compras do governo federal, o compras.gov, para participar da sessão de disputa de preços, marcada para as 14h do dia 4 de julho de 2023.

As empresas irão disputar oferecendo propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a arrematante. Na sequência, ela deverá encaminhar proposta atualizada, bem como a documentação exigida em edita, para a comissão de contratação do DER/PR, que publicará um resultado no portal Compras Paraná e no compras.gov.

No caso desta obra entre Palmas e Clevelândia, o prazo de execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping.

O anteprojeto da obra foi elaborado pelo DER/PR com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), por meio de cooperação técnica entre os órgãos, que visa desenvolver e implementar projetos e inovações tecnológicas, assessoria técnica, capacitação e aprimoramento dos técnicos do DER/PR e de seus contratados quanto aos sistemas construtivos à base de cimento Portland e suas aplicações.

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CONCRETO – O pavimento rígido de concreto, empregado já em vários países, é uma solução adotada pelo DER/PR para atender rodovias estaduais com grande volume de transporte de carga.

Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, ser mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva.

Por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento existente é aproveitado, evita-se a necessidade de demolição da pista antiga, ganhando em prazo e poupando em serviços.

“Aprendemos muito com a primeira obra de whitetopping, em um dos trechos mais críticos da malha estadual, entre Palmas e o Trevo Horizonte, atendendo a uma demanda de décadas da população local e usuários de longa distância”, disse diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes. “Aproveitamos essa experiência na elaboração do edital e ela também será de grande utilidade na administração da obra, que deve entrar no trecho no começo do ano que vem, com projetos e licenças aprovados”.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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