NOVA AURORA

PARANÁ

Praias de Matinhos e Pontal lotam durante shows de Leonardo e a dupla Bruno e Barretto

Publicado em

As areias de Pontal do Paraná e de Matinhos ficaram lotadas durante os shows gratuitos do Verão Maior Paraná nesta sexta-feira (20) no Litoral. O sertanejo Leonardo e a dupla Bruno & Barreto abriram a quarta semana de shows da temporada, tocando para uma multidão que se reuniu em frente às estruturas montadas pelo Governo do Estado nas cidades.

Com um dos shows mais esperados da temporada, o cantor Leonardo se apresentou em Matinhos. Já a dupla animou os turistas e moradores de Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol.

As apresentações gratuitas fazem parte da programação do Verão Maior no Litoral e contam com parceria da Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios. Os shows contam com policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

MATINHOS – O cantor Leonardo, dono de hits como “Entre Tapas e Beijos”, “Pense em Mim”, “Eu Juro” e “Mexe Mexe”, disse que se surpreendeu com o tamanho da multidão que aguardava pela apresentação nas areias de Matinhos. Ele também elogiou a estrutura do evento.

“O Governo do Paraná fez uma festa maravilhosa. Eu canto aqui desde 1986 quando comecei a minha carreira com o meu irmão. Estou impressionado com a quantidade de gente que tem aí. A gente vem com o coração aberto pra fazer um grande show pra esse povo do Brasil e do Paraná que está presente aqui em Matinhos. Só tenho a agradecer”.

O curitibano Aparecido Domingues de Araújo, que mora em Matinhos há dois anos, levou toda a família para assistir ao show do Leonardo, e ainda destacou que tem participado de outras ações da programação do Verão Maior Paraná. “O show dele é maravilhoso. Trouxe filhos, neta, esposa, nora, está todo mundo prestigiando aqui. Ficarei até o final. Estou aqui direto curtindo os shows, os exercícios, pro pessoal do Litoral aqui é muito bom”.

Já André Aguiar, marmorista, aproveitou o evento para fazer uma renda extra, e enfatizou a importância de ações como a do Governo do Estado. “Quando temos a oportunidade das festas, aproveitamos para ganhar o nosso extra. É tudo que a gente precisa, o turismo movimentando a cidade. A gente fica muito feliz. Queria que tivesse uns quatro deste no ano. O show do Eduardo Costa foi uma maravilha, acabou tudo, hoje viemos mais preparados ainda e esperamos sair sem nada”.

Leia Também:  Governo do Estado disponibiliza R$ 12,7 milhões para o seguro rural em 2023

PONTAL DO PARANÁ – Já a dupla paranaense Bruno e Barretto, que se apresentou nas areias de Pontal, ressaltou a importância do evento e destacou a alegria de cantar para o público do próprio Estado.

“Somos paranaenses. E essa é uma iniciativa muito bacana. No Brasil poucos lugares fazem uma festa linda dessa, com vários artistas cantando de graça pra todo o pessoal que tá curtindo o Litoral, a gente quer parabenizar a iniciativa”, disse Barretto.

“Isso incentiva o turismo, a cultura local. A gente comeu um pastel famoso, tomamos a pinguinha da região, estamos felizes demais. A iniciativa é top”, acrescentou Bruno.

O construtor Vanderson Venancio Mohr, que mora no Litoral há mais de 30 anos, disse que o evento deste ano foi o melhor de todos. “Achei muito bacana, superou minhas expectativas. Até o momento foi melhor do que em todos os outros anos. Dessa vez foi perfeito”.

E o vendedor ambulante Danilo Rodrigues destacou o incentivo para os comerciantes locais. “Estão dando oportunidade para os ambulantes trabalharem. A fiscalização está colaborando, tomando conta do pessoal. Só temos a agradecer”.

ACESSIBILIDADE — Uma novidade do evento foi a criação de um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), dentro de um camarote no palco Matinhos, para que os veranistas pudessem aproveitar as atrações com mais conforto.

Rose Lima, mãe de Pedro Henrique, de 17 anos e portador de síndrome de down, disse que só foi possível acompanhar o show do Leonardo com o filho graças ao espaço reservado.

“Se não fosse esse espaço teríamos voltado pra casa. Ele se sentiu mais livre, porque as pessoas com síndrome de down não conseguem ficar no meio do tumulto. E esse espaço foi ideal pra família se sentir confortável e ele se sentir feliz”.

Já o cadeirante Eduardo França, que acompanhou o show na grade do espaço, elogiou a estrutura exclusiva para os cadeirantes. “Achei bacana a acessibilidade, a rampa, o atendimento. Estão de parabéns. Ficaria difícil ver o show no meio do pessoal. Estando na cadeira de rodas não teria visibilidade, aqui a visão é bem ampla”.

Leia Também:  Mulheres da Celepar contribuem para levar mais tecnologia para a sociedade

Seu amigo, Luiz Gustavo da Silva, disse que esse foi o primeiro show em que assistiu após passar a utilizar a cadeira de rodas. Segundo ele, a estrutura proporcionou mais igualdade. “O Governo do Paraná investiu muito bem em toda essa estrutura proporcionando pra gente conforto e igualdade. É o que a gente procura: se divertir igual a todo mundo”.

Cristiane Krieger, que utiliza uma prótese abaixo do joelho, também destacou o cuidado com o público e resumiu a experiência em “inclusão”. “Achei fantástico um lugar desse para pessoas com dificuldade que nunca conseguem participar. Muitas vezes não conseguimos nem chegar perto do show. Então esse ambiente foi muito especial”.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Ainda estão programados mais três finais de semana de apresentações com grandes nomes da música nacional, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu. Turistas e moradores ainda terão a chance de acompanhar os sucessos de Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo. Até agora, já tocaram nos palcos Eduardo Costa, Alemão do Forró, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, Jeann & Julio e César Menotti & Fabiano.

Todas as atrações iniciam a partir das 20h com direito a playlist variada tocada por DJs e recreação das equipes da Secretaria estadual do Esporte. Os shows contam com policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Governador assina convênio de R$ 68 milhões para conclusão do Hospital de Cianorte

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  DER/PR segue recuperando rodovia de Rio Branco do Sul atingida pelas fortes chuvas

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA