NOVA AURORA

PARANÁ

Praia de Caiobá recebe Campeonato Paranaense de Futevôlei neste fim de semana

Publicado em

Com direito a muito calor, começou neste sábado (7) o Campeonato Paranaense de Futevôlei na praia de Caiobá, em Matinhos. O evento, em sua fase eliminatória, conta com a participação de mais de 200 atletas amadores e profissionais que estão competindo em duplas divididas em cinco categorias, cujas finais estão marcadas para domingo (8).

A competição está inserida dentro da programação da operação Verão Maior Paraná e também faz parte dos Jogos da Aventura e Natureza, que tem o objetivo de fomentar o turismo regional através de atividades esportivas. O Futevôlei abre a série de competições oficiais, que também contará com Surfe, Motocross e Hand Beach, entre outras. O calendário completo está disponível no site www.verao.pr.gov.br.

Segundo o secretário de Estado do Esporte e coordenador geral do Verão Maior Paraná, Hélio Wirbiski, o campeonato tem impacto direto no movimento de turistas no Litoral. “A ideia é que o esporte seja um indutor do turismo com a atração de mais pessoas para o nosso Litoral, que consumam no comércio e fomentem a economia local”, afirmou. “Os atletas vêm para cá e ficam hospedados com suas famílias, além de atraírem a atenção dos veranistas. Hoje são as eliminatórias e amanhã as finais e assim será com outros esportes até o final do verão”, concluiu Wirbiski.

De acordo com o organizador do campeonato de Futevôlei, Dinei Dias, a competição valoriza os atletas locais e fomenta a formação de novos profissionais. “Estamos bem felizes com a participação de um número expressivo de atletas e do público presente na arena. O Litoral do Paraná é maravilhoso e nada melhor do que o Futevôlei, com a presença de atletas de nível nacional para valorizar este cenário”, disse.

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe "Valencianas", com Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto

Um dos destaques da competição é Gabriel da Cruz, mais conhecido como Lapiseira, atleta profissional de Curitiba. “É um prazer imenso participar novamente do campeonato, que no ano passado acabamos em terceiro lugar, e esperamos levar este título para Curitiba”, contou. “O evento tem uma das melhores estruturas que eu já vi e que bate de frente com muitos eventos nacionais, podendo facilmente sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro”, finalizou Lapiseira.

Também presente no evento, a atleta amadora Andressa da Cunha, comemorou o visível aumento da participação feminina na modalidade. “Eu comecei a praticar futevôlei há seis anos exatamente aqui nas areias de Caiobá e nesse período muita coisa mudou e hoje eu vejo muito mais mulheres participando tanto na categoria feminina quanto nas duplas mistas”, apontou. “A estrutura está sensacional não só aqui na arena, com três quadras e arquibancada, mas em vários pontos do Litoral. A organização está de parabéns”, elogiou a jogadora.

JOGOS DA AVENTURA E NATUREZA – O projeto foi criado em 2019 com o objetivo de unir a prática esportiva, o turismo e a natureza com a realização de eventos itinerante, em todo o território paranaense. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil e que visa gerar benefícios esportivos e econômicos aos municípios que sediam as atividades.

Leia Também:  Com apoio do IDR-Paraná, queijaria de São José dos Pinhais obtém registro federal

Desde a sua criação, os Jogos da Aventura e Natureza (JANs) contaram com a participação de mais de 150 mil atletas em suas variadas competições. Todas as modalidades foram chanceladas pelas respectivas federações esportivas, que encamparam a proposta do Governo do Estado e passaram a integrar o calendário oficial dos jogos.

Na próxima semana, serão realizados jogos de vôlei com a presença de estrelas como os ex-jogadores e medalhistas olímpicos brasileiros Giba e Emanuel. Além das competições, também são realizadas oficinas e cursos relacionados à prática esportiva em comunidades e escolas. Em 2022, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Top Inovation da Uninter, na categoria Desporto.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Além dos esportes, Verão Maior Paraná tem atividades de lazer, aulas de ginástica, danças, caminhadas e recreação infantil, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além das praias de água doce dos municípios de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Tati Zaqui curte praia com Thomaz Costa usando fio ousado: ” Perfeição tem nome!”

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Rio Grande do Sul pode adotar programa social paranaense de auxílio a famílias

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA