NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná recebe 4,5 mil pessoas na Intermodal e destaca potencial de negócios

Publicado em

A empresa pública Portos do Paraná recebeu 1.500 pessoas por dia no estande instalado na Intermodal South America, maior evento do setor logístico da América Latina, realizado de terça (28) a quinta-feira (02), em São Paulo. O espaço abrigou também 21 empresas da comunidade portuária, parceiras da Portos do Paraná. A avaliação foi que a participação conjunta valorizou os portos paranaenses. O movimento de visitantes foi considerado um dos indicadores do potencial do evento para fomentar negócios.

Participaram da feira, junto com a Portos do Paraná, as empresas Aocep, Ascensus Group, Bunge, Cargill, Cattalini, Centrosul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, DTS, Fospar, Harbor, InterAlli, Klabin, Louis Dreyfus Company, Tibagi, Pasa, FTS Group, Rocha, Marcon, Multitrans. Elas foram prospectar novos negócios e apresentar seus produtos e serviços.

“A participação na Intermodal foi um momento único para ampliar oportunidades de negócio em nível internacional”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “A presença das empresas que integram a comunidade portuária do Estado em um único estande mostra a união do setor. O aumento de visitantes em nosso espaço demonstra o reconhecimento e a confiança depositada em nossos portos”.

Leia Também:  Última parcela do IPVA das placas de finais 3 e 4 vence nesta sexta

No estande, de 240 metros quadrado, também foram instalados um Mega Raio X, com tela interativa e sensores, em português e inglês, e um estúdio de gravação de podcast, com episódios transmitidos ao vivo direto da feira pelo YouTube .

BALANÇO – Na avaliação dos parceiros, um estande único que reúne diversas empresas valoriza os portos paranaenses. Rodrigo Araújo, head de portos do Ascensus Group, destacou a participação da empresa pela primeira vez na Intermodal. “Essa visão da Portos do Paraná, de entender que é um conjunto de empresas e trazer todas juntas no estande demonstra muita força, foi uma oportunidade de nos integrar oficialmente à comunidade portuária do Estado”, afirmou.

Opinião compartilhada por Luciano Denardi, da DTS Log, empresa que também estreou na Intermodal. “Acho que a partir da feira vamos ter muitos desdobramentos nas próximas semanas em relação aos contatos comerciais que fizemos”, disse ele. Para o gerente administrativo e financeiro da Pasa, Osvaldo Inácio, a feira traz uma série de benefícios para os parceiros. “A feira proporciona uma aproximação entre os players que atuam nos portos do Paraná e, juntos, podemos defender e vender o Estado”, explicou.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda divulga novo número de atendimento do Nota Paraná via WhatsApp

O representante da Aocep, Sandro Heck, ressaltou a representatividade dos portos paranaenses em uma feira internacional. “A gente não esperava um público tão grande nesta edição. Paranaguá mostra que, cada vez mais, está se solidificando no mercado”, afirmou.

DESTAQUES – O estande da Portos do Paraná recebeu autoridades, entre elas o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão; o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; e o presidente do Conselho de Administração da Portos do Paraná, Mário Povia, e o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.

A Portos do Paraná esteve presente em dois eventos sobre portos e ferrovias. O diretor-presidente participou do Congresso Intermodal e debateu sobre “Os Desafios da Integração Porto-Ferrovia”. Já o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, falou sobre a participação do Porto de Paranaguá na apresentação do projeto da Nova Ferroeste, no NT Expo-Negócios nos Trilhos.

No último dia de feira, o destaque foi a prospecção de novos negócios e encontros no estande que ampliaram a rede de contatos das empresas parceiras.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Embrapa Soja oferece curso para reduzir perdas agrícolas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador anuncia novos nomes no secretariado: Guto Silva, Marcio Nunes e Luizão Goulart

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA