NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná recebe 4,5 mil pessoas na Intermodal e destaca potencial de negócios

Publicado em

A empresa pública Portos do Paraná recebeu 1.500 pessoas por dia no estande instalado na Intermodal South America, maior evento do setor logístico da América Latina, realizado de terça (28) a quinta-feira (02), em São Paulo. O espaço abrigou também 21 empresas da comunidade portuária, parceiras da Portos do Paraná. A avaliação foi que a participação conjunta valorizou os portos paranaenses. O movimento de visitantes foi considerado um dos indicadores do potencial do evento para fomentar negócios.

Participaram da feira, junto com a Portos do Paraná, as empresas Aocep, Ascensus Group, Bunge, Cargill, Cattalini, Centrosul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, DTS, Fospar, Harbor, InterAlli, Klabin, Louis Dreyfus Company, Tibagi, Pasa, FTS Group, Rocha, Marcon, Multitrans. Elas foram prospectar novos negócios e apresentar seus produtos e serviços.

“A participação na Intermodal foi um momento único para ampliar oportunidades de negócio em nível internacional”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “A presença das empresas que integram a comunidade portuária do Estado em um único estande mostra a união do setor. O aumento de visitantes em nosso espaço demonstra o reconhecimento e a confiança depositada em nossos portos”.

Leia Também:  Assistência Social: Paraná melhora eficiência dos CRAS e tem melhor posição em 6 anos

No estande, de 240 metros quadrado, também foram instalados um Mega Raio X, com tela interativa e sensores, em português e inglês, e um estúdio de gravação de podcast, com episódios transmitidos ao vivo direto da feira pelo YouTube .

BALANÇO – Na avaliação dos parceiros, um estande único que reúne diversas empresas valoriza os portos paranaenses. Rodrigo Araújo, head de portos do Ascensus Group, destacou a participação da empresa pela primeira vez na Intermodal. “Essa visão da Portos do Paraná, de entender que é um conjunto de empresas e trazer todas juntas no estande demonstra muita força, foi uma oportunidade de nos integrar oficialmente à comunidade portuária do Estado”, afirmou.

Opinião compartilhada por Luciano Denardi, da DTS Log, empresa que também estreou na Intermodal. “Acho que a partir da feira vamos ter muitos desdobramentos nas próximas semanas em relação aos contatos comerciais que fizemos”, disse ele. Para o gerente administrativo e financeiro da Pasa, Osvaldo Inácio, a feira traz uma série de benefícios para os parceiros. “A feira proporciona uma aproximação entre os players que atuam nos portos do Paraná e, juntos, podemos defender e vender o Estado”, explicou.

Leia Também:  Estado e Embrapa reforçam parceria para desenvolver a pesquisa agropecuária no Paraná

O representante da Aocep, Sandro Heck, ressaltou a representatividade dos portos paranaenses em uma feira internacional. “A gente não esperava um público tão grande nesta edição. Paranaguá mostra que, cada vez mais, está se solidificando no mercado”, afirmou.

DESTAQUES – O estande da Portos do Paraná recebeu autoridades, entre elas o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão; o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; e o presidente do Conselho de Administração da Portos do Paraná, Mário Povia, e o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.

A Portos do Paraná esteve presente em dois eventos sobre portos e ferrovias. O diretor-presidente participou do Congresso Intermodal e debateu sobre “Os Desafios da Integração Porto-Ferrovia”. Já o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, falou sobre a participação do Porto de Paranaguá na apresentação do projeto da Nova Ferroeste, no NT Expo-Negócios nos Trilhos.

No último dia de feira, o destaque foi a prospecção de novos negócios e encontros no estande que ampliaram a rede de contatos das empresas parceiras.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Após denúncia pelo 181, Polícia Militar apreende 912 quilos de drogas em Apucarana

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Moradores de nove cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil no sorteio de julho do Nota Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA