NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná publica relatório de sustentabilidade de padrão internacional

Publicado em

A Portos do Paraná publicou nesta quarta-feira (1º) seu 1º Relatório de Sustentabilidade Anual. O documento inédito disponibilizado pela empresa pública foi elaborado dentro dos padrões Global Report Initiative, GRI – na sigla em inglês, utilizado por grandes corporações em nível mundial. O objetivo da publicação é dar continuidade à excelência na gestão da empresa pública e expandir o horizonte em busca de novos mercados.

O relatório foi elaborado pela administração portuária, está disponível para consulta no site oficial da Portos Paraná e segue os princípios estabelecidos na Lei da Transparência e Lei das Estatais. Além disso, o documento atende padrões internacionais exigidos pelo mercado a fim de ampliar a legitimidade das ações desenvolvidas pela autoridade portuária.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o relatório apresenta dados sólidos que abordam a sustentabilidade no sentido amplo, envolvendo meio ambiente aos negócios, investimentos, saúde financeira, até a relação porto-cidade e o desenvolvimento regional e econômico.

Leia Também:  Governo do Paraná investe R$ 870 milhões em 100 km de novos contornos rodoviários

“É uma preocupação da empresa pública que os investimentos e a expansão da infraestrutura portuária sejam sustentáveis ao longo do tempo. Além de trazer benefícios para a empresa e toda a comunidade portuária, devemos interferir o mínimo possível no meio ambiente e na relação porto-cidade”, destaca Garcia. “É preciso fomentar o crescimento sustentável, sabendo que as ações de hoje vão nortear o futuro”.

ESG O padrão ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução livre) está presente na publicação. Atualmente, esses princípios e padrões já são aplicados na empresa pública por meio de contratos e em ações e constam como objetivo do Mapa Estratégico 2022-2027, documento que norteia as ações da Portos do Paraná no quinquênio.

PADRÃO – O Global Report Initiative (GRI) é uma estrutura padronizada à qual as empresas aderem para comunicar adequadamente que seu negócio atende a critérios internacionais. Ao divulgar um relatório dentro desses padrões, a Portos do Paraná passa a fazer parte do grupo de empresas que utilizam essa comunicação padrão de excelência voltada ao mercado e aos negócios. O relatório permite consultar a tabela GRI e explica como cada item foi atendido nos critérios estabelecidos.

Leia Também:  BPFron apreende 2,6 toneladas em maconha no Oeste do Estado

Outra verificação disponível está ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em cada capítulo, o relatório menciona quais objetivos foram atendidos.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Créditos de carbono em reserva ambiental pública

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo do Paraná investe R$ 870 milhões em 100 km de novos contornos rodoviários

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA