NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná orienta servidores sobre separação de resíduos e trânsito seguro

Publicado em

O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre o funcionamento do teste com o etilômetro e também sobre a forma adequada de separação dos resíduos produzidos nas dependências da Portos do Paraná, de uma maneira lúdica e informativa. Um jogo de dados ajuda empregados de todos os setores a concorrerem a brindes simbólicos e ainda aprender ou relembrar assuntos relacionados aos temas abordados.

Todos os meses a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho faz campanhas para tornar o ambiente mais seguro e agradável.

“O objetivo das campanhas é levar uma informação de qualidade, objetiva e de fácil entendimento. Além do nosso cronograma de temas fixos, sempre fazemos novas inserções com base nos índices dos desvios que mais acontecem em nossas áreas, de forma a trabalhar o comportamento preventivo dos nossos funcionários, bem como de todos os usuários dos portos” diz Jamile Marçal, técnica de segurança do trabalho da Portos do Paraná.

De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho, Vivian Alves, as abordagens são feitas em dois formatos: com os públicos interno (funcionários e prestadores de serviço da Portos do Paraná) e externo (usuários dos portos).

Leia Também:  Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para o representante do Sebrae

“Junto ao público interno, procuramos orientar principalmente os setores administrativos sobre a possibilidade do teste com etilômetro (bafômetro) ao acessar a faixa portuária, já que todos os empregados da Portos do Paraná estão propensos a participar do teste com etilômetro. Fizemos uma dinâmica com alguns setores da empresa no intuito de divulgar o procedimento operacional sobre este tema”, explica.

As abordagens com os usuários são feitas ao longo do mês de agosto, através dos diálogos de segurança, com entrega de material informativo e discussões sobre os detalhes do teste. Normalmente, os testes são feitos na entrada do Palácio Dom Pedro II ou em blitz na faixa portuária. “Nossas divulgações envolvem dinâmicas que facilitam o entendimento do procedimento PO-023, que está publicado no site da Portos do Paraná”, destaca.

O coordenador de Patrimônio e Seguros, Marcel de Oliveira Miranda, elogiou a forma proposta da atividade. “De uma forma lúdica, todos acabam aprendendo o que realmente importa, que é a atenção no trabalho. É muito importante todos estarem conscientes sobre o teste. Foi descontraído, ajuda na integração da equipe e espero que haja mais atividades como essa em todos os setores do Porto”, diz.

Leia Também:  7º Boletim de Balneabilidade das águas do Paraná indica 55 pontos aptos para banho

RESÍDUOS – Todos também puderam aprender um pouco mais sobre a separação adequada dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho. “Todos os setores possuem ilhas com contentores de resíduos recicláveis e não recicláveis, nos quais são feitas auditorias identificando a segregação desse material”, aponta Bruna Miranda, analista ambiental.

Ela aproveita os encontros para avisar a todos que descartar corretamente os resíduos também é um ato de solidariedade. “A dinâmica tira dúvidas quanto ao material que é gerado diariamente tanto no serviço quanto em casa, para que todos possam descartar no contentor adequado, lembrando que nossos resíduos recicláveis vão para uma associação que hoje favorece cerca de 20 famílias”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Fomento Paraná tem R$ 23,3 milhões disponíveis para investimentos no setor de turismo

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA