NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná começa a trabalhar em nova etapa do Mapa Estratégico

Publicado em

A primeira etapa de implantação do Mapa Estratégico 2022-2027 da Portos do Paraná já alcançou grandes resultados. No primeiro ano de projeto, a empresa pública colheu resultados expressivos que auxiliam na gestão e consolidam o posicionamento voltado ao mercado. Eles foram apresentados aos membros do Conselho da Autoridade Portuária e do Conselho de Administração. Agora, começa uma segunda etapa.

Um dos ganhos foi a abertura de duas novas áreas, gestão de projetos e gestão de riscos, que contam com a participação efetiva de membros de todas as diretorias da administração portuária. Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos colaboradores, foram oferecidos cursos e capacitações internas envolvendo gestão de riscos, gerenciamento de projetos, trabalho em equipe, entre outros.

Outro destaque da primeira etapa foi o foco em desempenho institucional. Oito painéis integrados de acompanhamento em tempo real com dados e indicadores das áreas foram criados, além do Business Intelligence (BI) onde os colaboradores podem fazer consultas para tomada de decisões.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Mundo do Fusal Penalty Experience reúne craques do esporte

Logo no primeiro ano de implantação já foi possível mensurar resultados com o planejamento estratégico. Houve aumento considerável no engajamento da gestão pró-resultados e no relacionamento interno, visualizados em métricas internas.

SEGUNDA FASE – Diante desses resultados, uma atualização do Mapa Estratégico 2022-2027 foi realizada pela Gerência de Planejamento Estratégico. Os objetivos estratégicos envolvendo pessoas, sociedade, stakeholders, mercados e investimentos foram aprimorados, de olho no desenvolvimento sustentável da Portos do Paraná.

Uma nova versão do mapa será disponibilizada aos colaboradores para que possam acompanhar os rumos da empresa pública, além do Balanced Scorecard (BSC), que demonstra o percentual de implantação de cada eixo estratégico, objetivos, entre outras opções de consulta. 

A Portos do Paraná tem 4.129.801,3 m² de área, 24 berços e movimentou em 2022 mais de 58 milhões de toneladas de produtos nos dois sentidos (exportação e importação). É um dos portos mais importantes e bem estruturados do Brasil.

Leia Também:  Consumidores podem transferir R$ 16,3 milhões em créditos do Paraná Pay para a conta bancária

MAPA – No Mapa Estratégico 2022-2027, a Portos do Paraná demonstra os esforços para se tornar uma empresa pública mais forte e preparada para atuar de forma eficiente, sustentável, ética e competitiva no longo prazo. Ele traz a percepção do cenário atual da empresa pública e evidencia, de maneira transparente, o que a Autoridade Portuária almeja no futuro e como se prepara para ser reconhecida, no próximo quinquênio, como hub logístico de destaque nas Américas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Ratinho Junior anuncia mais cinco nomes do novo governo

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA