NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná busca aprimorar estratégias de inovação

Publicado em

Integrantes do Comitê de Inovação da Portos do Paraná participaram do Cubo Maritime & Port nesta quinta-feira (13), em São Paulo. O objetivo foi captar para empresa pública subsídios para análise das necessidades estratégicas da autoridade portuária envolvendo potenciais soluções inovadoras para a realidade paranaense.

O grupo acompanhou painéis que abordaram as tendências em inovação do setor marítimo e portuário, aspectos regulatórios em relação à cultura de inovação e conheceu cases reais de inovações tecnológicas na indústria.

Durante o evento, foram discutidas experiências de inovação junto a autoridades portuárias, startups e empresas parceiras do setor. Entre os principais gargalos observados para implementar a inovação no setor público estão: modelo de contratação, papéis e responsabilidades, desalinhamento de incentivos, visão de longo prazo e continuidade.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a necessidade de soluções dedicadas exclusivamente ao setor portuário. “Os portos paranaenses estão se estruturando para trazer cada vez mais melhorias”, explica. “Por isso, recentemente criamos um comitê especializado em inovação de olho no futuro e na modernização da autoridade portuária no Estado”.

Leia Também:  Governador entrega obras no Trevo Gauchão e a duplicação da PR-323 em Umuarama

O coordenador do Comitê de Inovação, Honorato Chudson, ressalta a criação de um ecossistema inovador na Portos do Paraná. “Assim como outras iniciativas, o comitê conta com o envolvimento de toda a companhia com a contribuição de todo time sobre aspectos estratégicos da empresa”, destaca.

As colaboradoras Anna Fermino, da Diretoria de Engenharia e Manutenção, e Paula Linhares, da Diretoria de Operações Portuárias, também representaram a empresa pública.

Ao final, o evento fomentou um manifesto da inovação no setor, com o objetivo de acelerar a eficiência e produtividade das operações portuárias e marítimas no Brasil através de inovação e tecnologia já consolidadas mundo afora voltadas, principalmente, para os desenvolvedores de soluções startups.

EVENTO – O Cubo Maritime & Port é uma iniciativa do Cubo Itaú. O objetivo é criar o maior hub de inovação no setor portuário da América Latina, trazendo colaboração entre grandes corporações e startups para desenvolver novas soluções às dificuldades de um dos maiores ecossistemas da economia nacional. O intuito é estimular conexões dentro do ecossistema portuário para gerar oportunidades de transformação, discussões sobre tendências e os desafios que permeiam o futuro da indústria.

Leia Também:  Estado vai iniciar as obras de microdrenagem na Orla de Matinhos logo após o Carnaval

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com nova categoria voltada a municípios, Estado abre inscrição para o Selo Clima 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA