NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná apresenta avanços em soluções digitais em evento internacional

Publicado em

Os portos paranaenses apresentaram cases de sucesso e projetos futuros para a transformação digital no 30º Congresso Latino-Americano de Portos, em Santos (SP). O evento realizado pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) é um dos principais da área portuária no cenário mundial.

Nesta quarta-feira (30), o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, debateu com representantes de diversos países e empresas da América Latina no painel “Transporte Marítimo 2030: contagem regressiva para a divisão digital”.

“Os portos do Paraná são exemplos com soluções digitais adotadas há mais de uma década, como o sistema carga online de agendamento de caminhões. Hoje, trabalhamos para colocar em prática a implantação de um projeto inovador no Brasil, que é o Port Community System (PCS), reunindo diversos atores que atuam na cadeia logística”, destacou.

De acordo com Garcia, o AAPA Latino permite a troca de experiências com outros portos sobre digitalização de processos e cibersegurança. “Todos estão em busca de novas soluções para o setor. É o momento de descobrir em que os portos do Paraná estão avançados, de compartilhar cases e também de aprender com outros portos”, afirmou.

Leia Também:  Segundo estado com maior número de embarcações, Paraná sedia Boat Show em água doce

Empresas do setor portuário paranaense aproveitam a feira para atrair novos negócios e fechar parcerias com instituições da América Latina. O diretor-comercial da Marcon, Patrick Tavares, ressalta a importância do evento para prospectar novos clientes. “A ideia é mostrar para os participantes da feira as possibilidades futuras de cargas com operações pelo Porto de Paranaguá. A autoridade portuária possibilita para o mercado vários tipos de operação que muitas vezes as empresas não sabem e acabam indo para outros países da América Latina”, justificou.

O gerente de Marketing e Logística do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Mateus Campagnaro, destaca a integração com a comunidade portuária da América Latina. “É um grande evento para benchmarketing, aprendizado, melhores práticas, networking”, afirmou. “É a possibilidade de mostrar Paranaguá para o mundo e uma oportunidade muito interessante para fechar negócios”.

CONGRESSO – O evento promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), da qual a Portos do Paraná é membro, acontece de 28 a 30 de novembro, em Santos (SP), com mais de 600 líderes portuários, de 35 países.

Leia Também:  Paraná antecipa vacinação contra a gripe e campanha começa na próxima terça-feira

As oportunidades e prospecção de novos negócios são realizadas em uma feira exclusiva, com estande da Portos do Paraná em parceria com outros portos brasileiros, além de visita técnica ao porto-sede e networking com representantes de todas as regiões da América Latina.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Ratinho Junior anuncia Marco Brasil e Do Carmo para compor secretariado do Estado

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Alimentação 100% orgânica nas escolas avança no Paraná; técnicos discutem novos desafios

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA