NOVA AURORA

PARANÁ

Porto de Paranaguá recebe navio de luxo e passageiros já têm passeios agendados no Litoral

Publicado em

Na segunda-feira (03), às 5h20, atraca no Porto de Paranaguá o luxuoso navio Silver Wind, da operadora Silversea Cruises. Traz a bordo 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães, todos com passeios agendados para conhecer o Litoral.

O primeiro grupo desembarca às 6h, segue de ônibus até Curitiba e desce a Serra do Mar de trem. O segundo irá entre 7h e 8h a Morretes para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região. E o terceiro, que desembarca 8h30, tem agendada uma caminhada cultural pela cidade de Paranaguá, envolvendo o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Centro Histórico e o Mercado Municipal da cidade.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, quem ganha é a cidade de Paranaguá e o Litoral do Estado. “E o melhor é que esse movimento de turistas durante a temporada de navios de cruzeiros, de novembro a março, só vai aumentar. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas passem por Paranaguá”, disse.

Leia Também:  Celepar mostra tecnologias em prática no Paraná alinhadas a iniciativas internacionais

“Eles vêm e gastam no comércio, na padaria, nas farmácias, nos hotéis, restaurantes, estacionamentos. Geram emprego e renda para toda população parnanguara. A presença desses navios na cidade incrementa a matriz econômica do turismo no município”, afirma o diretor.

Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná Turismo Receptivo, conta que a programação atraiu muito a atenção dos passageiros e que todos vão descer. “A caminhada cultural será focada na história, na gastronomia, nos costumes de Paranaguá. Os que vão para Morretes, além dos passeios de jipe, vão visitar um alambique. E os que optaram por descer a Serra de Mar de trem, vão viajar nos vagões de luxo. Sempre acompanhados por guias e equipe locais, para mostrar o que nossa região tem de melhor”, explica.

ROTA DOS CRUZEIROS A chegada do luxuoso navio Silver Wind acontece uma semana depois que a MSC Cruzeiros anunciou a inclusão, a partir de novembro, do Porto de Paranaguá na rota do navio MSC Lirica, com itinerários para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Leia Também:  Socioeducação recebe R$ 136 milhões para aprimorar atendimento a jovens em conflito com a lei

O Silver Wind é um pequeno mas luxuoso navio com capacidade máxima de 96 passageiros e 250 tripulantes. Renovado em novembro de 2021, conjuga espaços amplos com ambientes íntimos. Dentro, são várias opções de acomodações, restaurantes e áreas públicas: convés com piscina, spa, bar, salão de beleza, observatório, academia de ginástica e até um estúdio fotográfico.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Prefeitos aprofundam debates para implantação do PDUI da Região Metropolitana de Maringá

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paranavaí recebe núcleo de genética suína com investimento de R$ 332 milhões

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA