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População pode opinar sobre indicadores de qualidade na distribuição de gás canalizado

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Mais uma vez, a população paranaense poderá participar do processo de definição de indicadores de qualidade de serviços públicos, em consulta realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) a partir desta sexta-feira (30). O objeto da consulta são os parâmetros para monitoramento de qualidade dos serviços de distribuição e comercialização de gás canalizado propostos em minuta de resolução.

As contribuições como sugestões, comentários e questionamentos, serão aceitas até o dia 30 de julho e podem ser enviados por meio de formulário online.

Assim como no caso dos serviços de travessias marítimas e saneamento básico, que já foram objeto de consultas públicas anteriores da Agepar, como não há previsão contratual de indicadores de qualidade dos serviços de gás canalizado, cabe à Agência defini-los, com o auxílio da população. No Paraná, o serviço é prestado pela Compagas, conforme estabelecido em contrato de concessão prorrogado em 2022.

“Tanto no contrato de 1996 quanto nos termos da prorrogação da concessão, não há indicação de quais indicadores devem ser utilizados para o monitoramento de qualidade do serviço. Por isso, a importância em estabelecer parâmetros para medir de forma objetiva o atendimento de critérios que impactem de alguma forma na percepção de qualidade dos serviços prestados”, explica Mariana Ribeiro Facundo de Souza, chefe da Coordenadoria de Qualidade dos Serviços (CQS) da Agepar.

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PROPOSTAS – Para o serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado, a equipe técnica da Agepar está propondo 15 indicadores de qualidade, listados em minuta de Resolução disponível entre os documentos da consulta pública, que podem ser acessados no site da Agência. Entre eles, estão o índice de vazamento, o tempo médio de atendimento às ocorrências de emergência, o tempo médio de atendimento a solicitações de usuários, o prazo para recomposição de pavimentos após intervenções e outros.

As contribuições não são anônimas e devem ser pertinentes em relação ao objeto da Consulta Pública. Além disso, faz parte dos procedimentos regimentais da Agepar divulgá-las em sua integralidade após a consolidação do relatório circunstanciado da consulta, no site da Agência.

COMO PARTICIPAR – Para consultar os documentos elaborados pela equipe técnica da Agepar sobre os indicadores da qualidade dos serviços de gás canalizado, os interessados podem acessar este LINK. Nele, os cidadãos encontram o formulário online para envio de contribuições. Toda pessoa pode participar, independente de sua formação acadêmica ou área de atuação profissional.

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Fonte: Governo PR

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Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

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Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

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Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

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Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

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