NOVA AURORA

PARANÁ

Ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, será reconstruída em Cascavel

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que um dos muros de concreto de sustentação das vigas da ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, em Cascavel, no Oeste, rompeu na madrugada desta sexta-feira (19), em função das chuvas recentes. A estrutura está localizada no km 313,48 da rodovia, em trecho não pavimentado, e estava prestes a passar por uma reforma completa. Inclusive uma das etapas era a demolição da ponte antiga, mas o rompimento acelerou o processo.

As obras na ponte sobre o Rio Melissa estavam na fase de construção de vigas de concreto no canteiro de obras, com os serviços sendo priorizados para garantir a retomada do tráfego no local. O próximo passo envolve a concretagem das vigas e a construção do novo tabuleiro.

A ponte colapsada tinha 6 metros de largura e apenas uma faixa de rolamento. Com a nova obra, ela passará a ter 11 metros de largura, com duas faixas, acostamentos externos e novos guarda-rodas. O prazo de execução da obra é de 30 dias.

Leia Também:  Servidores da Fazenda e Celepar recebem capacitação sobre novo sistema financeiro do Estado

A alternativa de desvio sugerida é por vias municipais próximas:

A

Foto: DER/PR

A reestruturação dessa ponte está contemplada em um contrato de manutenção de 13 pontes em rodovias administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, em um investimento de R$ 11.239.924,41

Serão beneficiados diretamente 17 municípios, além do tráfego de longa distância. São eles: Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Jesuítas, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Santa Helena, Diamante d’Oeste, Nova Aurora, Quarto Centenário, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Francisco Alves.

Todas as pontes podem ser localizadas neste mapa, na aba CP 197/2022, em referência ao edital da obra.

Pontes com obras na região Oeste:

Ponte Rio Melissa na PR-180, em Cascavel;

Ponte Rio dos Padres na PR-239, no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste;

Ponte Rio Verde na PR-239, no limite entre Assis Chateaubriand e Jesuítas;

Ponte Rio Jesuítas na PR-317, em Formosa do Oeste;

Ponte Rio Santa Quitéria na PR-317, no limite entre Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu;

Ponte Rio Açu na PR-364, em Terra Roxa;

Ponte Rio São Cristóvão na PRC-467, em Marechal Cândido Rondon;

Ponte Rio São Francisco na PR-488, no limite entre Santa Helena e Diamante d’Oeste;

Ponte Rio Santa Quitéria na PR-585, no limite entre Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Toledo;

Ponte Rio Piquiri na PR-180, no limite entre Nova Aurora e Quarto Centenário;

Ponte Rio Piquiri na PR-317,no limite entre Formosa do Oeste e Quarto Centenário;

Ponte Rio Tormenta na PR-484, em limite entre Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná;

Ponte Rio Piquiri na PR-182, no limite entre Palotina e Francisco Alves.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Volta da Feira Sabores do Paraná valoriza produtos da agroindústria familiar

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Servidores da Fazenda e Celepar recebem capacitação sobre novo sistema financeiro do Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA