NOVA AURORA

PARANÁ

Ponte histórica entre Lapa e Campo do Tenente terá tráfego liberado em 30 dias

Publicado em

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) deve liberar no início de julho o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa (Região Metropolitana de Curitiba) e Campo do Tenente (Sul). A obra de arte especial atualmente passa por uma reforma geral por meio de iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que vai realizar melhorias semelhantes em 195 pontes, viadutos, trincheiras e estruturas semelhantes em todo o estado.

A previsão é de concluir a instalação de um novo gradil metálico no tabuleiro da ponte, em substituição ao antigo, de placas de concreto, até o final de junho, podendo então retomar o tráfego de veículos de passeio e caminhões pequenos na primeira semana do mês seguinte.

A obra prevê, ainda, a limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica e outros serviços de manutenção necessários. O investimento é de R$ 3,91 milhões, devendo ser totalmente concluída até o final de julho, com serviços complementares.

Leia Também:  Dias de Campo do IDR-Paraná em Ponta Grossa incentivam melhorias em feijão e milho

O bloqueio do tráfego teve início em janeiro deste ano, uma vez que a ponte é de pista única, não sendo possível a operação pare-e-siga que geralmente é utilizada em obras dessa natureza.

HISTÓRICA – A ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem passarela para pedestres com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura. Histórica e centenária, a estrutura era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60. Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à PR-427. É estimado que a estrutura tenha mais de 130 anos. Em anos recentes, o antigo tabuleiro de concreto havia apresentado deterioração, tendo sido interditada para reparos paliativos.

SINALIZAÇÃO A obra conta com placas de advertência e sinalização provisória orientando os usuários, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte, garantindo a segurança de condutores e funcionários da reforma. Como rota alternativa o DER/PR sugere a rodovia federal BR-116, com acesso

Leia Também:  Governo discute na Expoingá novas ações para fortalecimento das mulheres do campo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Governador vistoria obra da nova escola estadual de Cascavel, no Jardim Riviera

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Promessa antiga, duplicação entre Guarapuava e Pitanga finalmente sai do papel

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA