NOVA AURORA

PARANÁ

Policial militar do Paraná vence competição de jiu-jitsu para atletas das forças de segurança

Publicado em

O soldado Danilo Crecencio, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), foi o campeão da categoria Pesado da 3ª edição do Combate Tático Desarmado Brasil, que aconteceu no sábado (26) em Balneário Camboriú (SC). A competição, que se baseia no jiu-jitsu, é voltada para atletas policiais e militares.

Crecencio é faixa preta na arte marcial que conheceu e começou a praticar há 12 anos dentro da PMPR. Como é um atleta experiente, ele tem participado de diversos torneios de luta e recentemente foi campeão da categoria acima de 81 kg do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Sem Kimono, que aconteceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ele participou de todas as edições do Combate Tático. Na segunda, em junho deste ano, venceu as três primeiras lutas, mas perdeu a última por apenas um ponto e ficou em segundo lugar. Na edição do último dia 26 ele venceu as quatro lutas obrigatórias e conquistou o troféu na categoria Pesado, da qual participaram atletas acima dos 80 kg.

Leia Também:  Atendimentos a casos de intoxicação aumentam cinco vezes em dez anos no Paraná

“Para a 3ª edição eu intensifiquei os treinos, me preparei melhor e cheguei lá com muito mais vontade de ganhar. Consegui atingir quatro vitórias nas quatro lutas e fui o campeão desta 3ª edição, representando com muito orgulho a PMPR”, afirmou.

Além da vitória do soldado, chegaram à semifinal do Combate Tático o cabo Leandro Kalinowski, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/COE), e o soldado Rafael Teixeira Dias. Também competiram no evento o investigador da Polícia Civil Luciano Fialho e o soldado Thiago Vinícius de Oliveira.

COMPETIÇÃO – Durante a competição, os atletas vestem coturno, calça tática e camiseta, e participam de quatro lutas de seis minutos cada em um tatame coberto de barro. O objetivo é simular o cotidiano dos agentes de segurança, aproximando as condições do combate a uma situação real de ocorrência policial. Durante a luta, eles aplicam golpes do jiu-jitsu, buscando a imobilização do oponente.

O Combate Tático Desarmado é a primeira competição de jiu-jitsu do mundo voltada para profissionais de segurança pública. Para a 3ª edição foram convidados 32 policiais atletas do Brasil, dentre policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários, militares do Exército e guardas municipais, entre outros.

Leia Também:  Coletivo Duas Marias vem ao MAC-PR para oficina especial e prática de fotoperformance

O evento já tem as três próximas edições planejadas e um dos objetivos dos organizadores é migrar para outros estados. O Paraná, por ser referência em segurança pública no Brasil, está cotado para se tornar sede das próximas competições.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Após tempestade, Defesa Civil Estadual vai enviar 4 mil telhas para Balsa Nova

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Feriado da Independência teve nova fase do Bom de Bola e Jogos Abertos Master

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA