NOVA AURORA

PARANÁ

Policiais recebem capacitação sobre como proceder em ações que envolvam pessoas autistas

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR), promove capacitação de policiais sobre como proceder em ocorrências que envolvam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde o início do projeto, em julho de 2022, somente em Curitiba e Região Metropolitana mais de 650 militares estaduais já receberam o treinamento, além dos profissionais em formação nos núcleos do Interior do Estado.

“Atuamos com foco no atendimento de qualidade à comunidade. Essas palestras traduzem a determinação de governo estadual de nos manter atentos aos anseios da população e atendimento de grupos sociais mais vulneráveis”, diz o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

A capacitação dos profissionais surgiu da necessidade identificada pelo Comando da Polícia Militar do Paraná, que constituiu uma comissão para estudar o tema e apresentar um trabalho com os procedimentos a serem observados pelos policiais durante uma abordagem.

Ao final, esse trabalho passou por uma análise da Coordenadoria das Políticas Estaduais da Pessoa com Deficiência, da Sedef e, junto com o major Valter Ribeiro da Silva, pai de um menino autista, o projeto foi iniciado. “Tivemos alguns relatos de familiares preocupados em como os filhos reagiriam caso fossem abordados, visto que cada um possui especificidades e poderiam ter reação parecida com desobediência à ordem policial. Sabíamos da experiência do major Valter e, em parceria com a ONG Onda Autismo, fizemos essa sinergia”, contou Felipe Braga Cortes, coordenador das Políticas Estaduais da Pessoa com Deficiência.

Leia Também:  Polícia Civil orienta paranaenses sobre importância de fazer a representação de crimes

Uma Nota de Instrução da PMPR, de 1º de julho de 2022, deu início ao processo de difusão e capacitação dos policiais militares de todo o Paraná. “A iniciativa conta com o apoio de entidades e profissionais especialistas no tema, a exemplo de Fábio Cordeiro, presidente da Onda Autismo”, explica o major.

VIVÊNCIA – Para o presidente da ONG Onda Autismo, Fábio Cordeiro, que ministra as palestras, elas são essenciais não apenas pelo conhecimento, mas até mesmo pela vivência, já que o próprio palestrante é autista. “Não podemos pensar em política pública ou em ações sobre as pessoas com deficiência sem incluí-las nesse processo. Eu, como autista, tenho a oportunidade de levar vivências que, às vezes, uma pessoa que não convive dentro do espectro do autismo não teria como colocar”, explica ele.

“A visão de uma pessoa autista, apenas o autista pode trazer. Eu trago não apenas a minha visão nessas palestras, mas também a da convivência que tenho com milhares de autistas com os quais me relaciono pelo Brasil”, afirma. O Governo do Estado foi muito feliz em convidar e envolver pessoas com TEA para esse processo, tanto de dentro da força policial como de fora. Daí o sucesso da ação e o feedback positivo que estamos tendo. Estamos construindo uma força realmente mais inclusiva”, enfatiza.

Segundo ele, há aumento de diagnósticos de autismo no mundo e também no Brasil, em função do avanço em informações sobre o transtorno, mais profissionais qualificados e critérios de diagnósticos melhor definidos. “Esse novo cenário tem de ser levado em conta em todos os serviços públicos. Vejo como de extrema importância que a Polícia do Paraná tenha essa atitude de treinar seus integrantes para abordarem de maneira respeitosa às características da deficiência e entendendo um pouco da condição.”

Leia Também:  Público tem até dia 26 para ver exposição sobre o choro no Museu da Imagem e do Som

O documento, elaborado com base na legislação e nos princípios constitucionais, especialmente aqueles relacionados à dignidade da pessoa humana, estabelece os procedimentos que devem ser observados pelos policiais militares. Confira:

  • Falar pausadamente, de forma clara e objetiva, evitar gírias e formular frases curtas, e, se necessário, repetir as informações;
  • Falar baixo, sem gritar;
  • Utilizar estímulos visuais para reforçar o que está sendo expressado verbalmente;
  • Os autistas podem ou não ser verbais, porém o fato de ele não falar, não significa que ele não esteja entendendo. Por isso, sempre tente estabelecer algum tipo de comunicação, seja por gestos ou piscar de olhos;
  • Caso saiba, chame o autista pelo nome dele;
  • Ouça os pais/responsáveis. Eles conhecem o autista melhor do que ninguém;
  • Utilize os pais/responsáveis como “ligação” com a pessoa autista para que essa colabore, tanto quanto possível, na abordagem/atendimento;
  • Acolha e compreenda as aflições dos pais/responsáveis durante a abordagem/atendimento;
  • A pessoa com TEA pode apresentar sensibilidades tátil, auditiva e visual, por isso, evite movimentos bruscos e contato físico e reduza ou desligue as sirenes e giroflex.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Copel seleciona instituições para oferta de cursos voltados a mulheres em vulnerabilidade

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paraná defende integração ainda maior das forças de segurança do Sul e São Paulo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA