NOVA AURORA

PARANÁ

Policiais penais recebem capacitação para difundirem novas técnicas de segurança

Publicado em

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário da Polícia Penal do Paraná (Espen) realizou nesta terça-feira (09) a solenidade de formatura de 40 profissionais no curso de instrutores de técnicas não letais. A formação é uma das iniciativas do Governo do Estado para aprimorar a atuação dos policiais penais e promover uma cultura de segurança mais eficiente e responsável. O uso de técnicas não letais é cada vez mais recomendado pelas forças de segurança.

O curso capacitou os policiais como multiplicadores do conhecimento e faz parte do planejamento estratégico da Espen de aperfeiçoar o corpo de instrutores para promover treinamento contínuo. Ele durou sete dias. O treinamento teve 64 horas/aula e abordou temas como estilos de aprendizagem, tecnologias não letais, postura e expressividade e didática aplicada ao ensino operacional.

Ao final do curso, os policiais passaram por avaliações práticas e teóricas em tecnologias não letais e por avaliações de desempenho, na apresentação de um plano de aula.

Leia Também:  Batalhão da PM promove café da manhã e homenageia policiais militares em Ponta Grossa (PR)

O curso foi regulado por edital e as vagas distribuídas para policiais de todas as regionais administrativas da Polícia Penal, sendo reservadas quatro vagas exclusivas para policiais mulheres.

“Temos que buscar aprimoramento constante e este curso é uma forma de ofertar conhecimento e qualificação aos policiais penais. É uma maneira de garantir uma atuação mais segura e efetiva dentro das unidades prisionais, uma vez que o uso correto das técnicas não letais ajuda os policiais em situações de conflito”, disse o diretor da Espen, Rodrigo Fávaro. A Espen é vinculada ao Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen-PR).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Capacitação de profissionais e acadêmicos para o Verão Maior Paraná começa neste domingo

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Hemonúcleo de Apucarana percorre municípios e doações de sangue crescem 20%

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA