NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal oferta curso de Operador de Computadores para custodiados de Maringá

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou entre os dias 08 e 14 de setembro um curso profissionalizante de Operador de Computadores, com aulas teóricas e práticas, para os custodiados do Complexo Penitenciário de Maringá, no Noroeste do Estado. 

Quinze pessoas privadas de liberdade da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) receberam instruções sobre componentes periféricos (hardwares), bem como aprenderam noções básicas dos sistemas operacionais (softwares). A capacitação visa preparar os internos para o mercado de trabalho e teve 160 horas/aula.

“Esse curso básico tem um significado muito importante para a pessoa reclusa. Ele ensina passos básicos para que a pessoa consiga acessar programas, operar estes equipamentos, utilizar ferramentas que serão úteis na busca por emprego em um futuro próximo”, enfatiza o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

Os custodiados estão na Unidade de Progressão (UP), por isso assistiram às aulas à noite. Eles fizeram parte da primeira turma desse curso na unidade. Além do aprendizado, eles recebem remição da pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. 

Leia Também:  Além dos milionários, Nota Paraná distribuiu mais de R$ 10 mil a moradores de 67 cidades

“Os alunos se mantiveram bastante empenhados. Mesmo aqueles que já tinham um conhecimento prévio se mostraram interessados em aprender mais”, destacou o professor André Alécio Pereira. 

O diretor em exercício da unidade penal, Vitor Tadeu Scaramella, disse que os cursos são uma forma de trabalhar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade para garantir no futuro uma vaga no mercado de trabalho. “Essas pessoas precisam ter aprendizado e formação profissional para quando chegarem lá fora saber onde se encaixar novamente. O curso de Operador de Computador é apenas uma das oportunidades oferecidas na CPIM aos internos. Todos os meses, nossos custodiados estão envolvidos em alguma atividade educacional ou profissional”.

Os cursos de qualificação profissional oferecidos no sistema prisional do Paraná têm a parceria da Secretaria Estadual da Educação e são ministrados pela W. L. Pires Treinamentos, empresa de formação de mão de obra que mantém contrato com a Secretaria da Segurança Pública.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com mais de 54 mil clientes, Compagas tem ano marcado pela sustentabilidade

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA