NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal expõe trabalhos de detentos de Londrina na feira Paraná em Ação

Publicado em

Produtos desenvolvidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas em unidades prisionais de Londrina, no Norte do Paraná, foram apresentados, nesta semana, durante a feira de serviços Paraná em Ação. O evento levou à cidade uma série de serviços gratuitos como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais e serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

Foi a primeira vez que a feira recebeu um estande com trabalhos feitos por apenados, incluindo artesanatos, confecção e estamparia de uniformes, fabricação de blocos de concreto, produção de bolsões, entre outros executados com  mão de obra prisional.

Estiveram expostos, também, itens desenvolvidos pelo Complexo Social, que atende os egressos do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Um destaque foram as obras literárias produzidas pelas PPLs da Cadeia Pública Feminina de Londrina e o livro escrito por profissionais do sistema prisional, intitulado “Basta para Homens Autores de Violência Doméstica”.

Leia Também:  100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, disse que a participação do departamento em programas do Governo do Estado é importante para mostrar o trabalho da instituição à população.

“Quando participamos de grandes iniciativas do Governo temos oportunidade de expor os projetos desenvolvidos pelo sistema prisional, principalmente a ação social, de tratamento penal e de formação profissional, que são ofertados aos apenados custodiados no Paraná. Isso amplia a visão do cidadão em relação ao sistema prisional, trazendo mais apoio da comunidade ao departamento”, explicou.

Segundo o coordenador regional de Londrina da PPPR, Reginaldo Peixoto, os trabalhos das pessoas privadas de liberdade apresentados na feira Paraná em Ação são resultado do treinamento e capacitação ofertados no sistema prisional. “Damos condições de entregar à sociedade um cidadão mais capacitado e preparado, diminuindo a reincidência penal”, explicou.

PARANÁ EM AÇÃO – Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a parceria entre o Governo do Estado e o município é focada no auxílio daqueles que mais precisam. “Cada ação vai mudar de maneira positiva a vida de alguém e é isso que a gente sempre coloca em primeiro lugar, melhorando sempre a vida do cidadão”, disse o prefeito.

Leia Também:  Paraná tem mais dois municípios selecionados para programa voltado ao turismo inteligente

Neste ano, o Paraná em Ação já esteve em nove cidades, contabilizando mais de 31 mil atendimentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Ideathon Paraná: maratona de inovação estudantil conclui etapa de Foz do Iguaçu

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Turismo rural e rotas temáticas aumentam renda de produtores e são tema da ExpoLondrina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA