NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal expõe trabalhos de detentos de Londrina na feira Paraná em Ação

Publicado em

Produtos desenvolvidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas em unidades prisionais de Londrina, no Norte do Paraná, foram apresentados, nesta semana, durante a feira de serviços Paraná em Ação. O evento levou à cidade uma série de serviços gratuitos como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais e serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

Foi a primeira vez que a feira recebeu um estande com trabalhos feitos por apenados, incluindo artesanatos, confecção e estamparia de uniformes, fabricação de blocos de concreto, produção de bolsões, entre outros executados com  mão de obra prisional.

Estiveram expostos, também, itens desenvolvidos pelo Complexo Social, que atende os egressos do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Um destaque foram as obras literárias produzidas pelas PPLs da Cadeia Pública Feminina de Londrina e o livro escrito por profissionais do sistema prisional, intitulado “Basta para Homens Autores de Violência Doméstica”.

Leia Também:  Boletim destaca início do plantio da 2ª safra de milho e aumento de 370% nas exportações do produto

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, disse que a participação do departamento em programas do Governo do Estado é importante para mostrar o trabalho da instituição à população.

“Quando participamos de grandes iniciativas do Governo temos oportunidade de expor os projetos desenvolvidos pelo sistema prisional, principalmente a ação social, de tratamento penal e de formação profissional, que são ofertados aos apenados custodiados no Paraná. Isso amplia a visão do cidadão em relação ao sistema prisional, trazendo mais apoio da comunidade ao departamento”, explicou.

Segundo o coordenador regional de Londrina da PPPR, Reginaldo Peixoto, os trabalhos das pessoas privadas de liberdade apresentados na feira Paraná em Ação são resultado do treinamento e capacitação ofertados no sistema prisional. “Damos condições de entregar à sociedade um cidadão mais capacitado e preparado, diminuindo a reincidência penal”, explicou.

PARANÁ EM AÇÃO – Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a parceria entre o Governo do Estado e o município é focada no auxílio daqueles que mais precisam. “Cada ação vai mudar de maneira positiva a vida de alguém e é isso que a gente sempre coloca em primeiro lugar, melhorando sempre a vida do cidadão”, disse o prefeito.

Leia Também:  Portos do Paraná inicia nova fase da campanha de dragagem de manutenção

Neste ano, o Paraná em Ação já esteve em nove cidades, contabilizando mais de 31 mil atendimentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rocio e mais festas religiosas movimentam o turismo da fé em novembro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Piana parabeniza equipe paranaense de robótica premiada em torneio nos EUA

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA