NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal do Paraná vai participar da mesa diretora do conselho nacional da área

Publicado em

O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) elegeu nesta terça-feira (25), no Palácio dos Leões, na capital maranhense São Luís, os novos representantes que irão compor a mesa diretora no próximo ano.

Por aclamação, foi eleito como presidente do conselho o secretário de Estado da Justiça de Rondônia, Marcus Rito; como 1º vice-presidente a secretária de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Maria Rosa Nebel; e como 2º vice-presidente o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

O encontro, que representa um dos mais importantes eventos do âmbito da segurança no País, também foi marcado por pautas já predefinidas estadual e nacionalmente, e pela entrega de relatório do mandato anterior que está em finalização.

Osvaldo Messias Machado apresentou todas as ações assertivas que o Paraná adota no sistema prisional, tornando-se referência em todo o País.

“Com o grande apoio do Governo do Estado, temos desenvolvido um trabalho que representa a evolução da segurança penitenciária paranaense. A nossa maior referência são as Unidades de Progressão, também chamadas de unidades de trabalho, inauguradas há alguns anos e que possuem um modelo de tratamento penal muito respeitoso e transparente. Por isso, tive a oportunidade de apresentar esse modelo prisional, sendo muito bem recebido pelos representantes dos demais estados”, disse.

Leia Também:  Foz do Iguaçu recebe oitava edição do Encontro de Gestores do Esporte do Paraná

Ele também comemorou a escalação do Paraná para o primeiro escalão do Consej. “Tenho o prazer de não só ter apresentado toda a evolução do sistema penitenciário do Paraná, mas também por ser condecorado e ter o desafio de trabalhar em prol de mudanças e aprimoramentos prisionais do Brasil como um todo, levando nossas conquistas e referências através do meu novo mandato no conselho”, afirmou.

O Consej visa reformular e aprimorar políticas criminais e penitenciárias em todo o Brasil, conforme previsto na Lei de Execução Penal, atuando no desenvolvimento de planos nacionais de otimização e evolução do sistema penitenciário nacional.

Marcus Rito, novo presidente do Conselho, destacou a importância da reunião e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Murilo Andrade, secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão. “Estar à frente do Consej é estar à frente de um conselho que traz integração. O Consej prima pela questão técnica acima de tudo, para que possamos cada vez mais fortalecer a gestão pública do sistema penitenciário, um dos grandes desafios do Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Paraná é 4º melhor no Índice de Progresso Social, com destaque em moradia e meio ambiente

Já Murilo Andrade, que deixou a presidência, parabenizou o novo mandato e falou sobre a importância da união de esforços a partir do Consej. “Tivemos a apresentação de diversas pautas significativas e deliberações sobre o sistema penitenciário nacional. Avançaremos bastante nos nossos trabalhos em todo o Brasil. Tivemos também a eleição da nova mesa diretora e seguimos em frente para tentar avançar cada vez mais no sistema penitenciário”, complementou.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco; o representante do Conselho Nacional de Justiça, João Felipe Lopes; e secretários de administração penitenciária ou órgãos correlatos de todos os estados brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Foz do Iguaçu recebe oitava edição do Encontro de Gestores do Esporte do Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Na reta final do ano, Paraná tem mais de 11 mil vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA