NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Civil promove capacitação de servidores para atendimento a autistas

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra de capacitação para preparar seus servidores sobre como realizar um atendimento humanizado a pessoas autistas e a família. Foram abordados o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os comportamentos, os termos adequados, a regulação emocional e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Mais de 140 servidores participaram do evento, realizado na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba.

O delegado Rafael Vianna, diretor da ESPC, enfatiza a oportunidade de os funcionários terem acesso ao conteúdo da capacitação. “A PCPR está sempre atenta às questões mais atuais e às necessidades de aprimoramento, de atualização dos policiais. Essa palestra sobre o autismo se enquadra nesse contexto”, disse.

A palestra foi ministrada pelo coordenador da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas – Onda, Fábio Cordeiro, que considera a iniciativa essencial, não apenas pelo conhecimento que transmite, mas até mesmo pela vivência, já que ele próprio é autista.

Leia Também:  Secretaria da Saúde forma mais de mil alunos em curso de saúde mental

“Eu, como autista, tenho a oportunidade de levar vivências que, às vezes, uma pessoa que não convive dentro do espectro do autismo não teria como colocar”, explicou. “A gente fala muito em conscientização dentro da comunidade do autismo. Quando falamos do assunto para outros segmentos, como os policiais que trabalham na comunidade em geral, o conhecimento automaticamente será disseminado”. 

No curso, os policiais passam a entender a importância do acolhimento. Eles são orientados a manter e melhorar os serviços prestados a fim de realizar um atendimento moderno, que garantirá agilidade e eficiência em todo o processo. 

“Como a gente trabalha diretamente com público nas delegacias, é de extrema importância saber identificar quando uma pessoa precisa de um atendimento diferenciado”, disse a escrivã Elizangela Rodrigues, que participou da capacitação.

PRESENÇAS – Participaram do evento a presidente do Sinclapol, Valquíria Tisque; a coordenadora de ações solidárias da Assembleia Legislativa do Paraná, Rose Traiano; a diretora-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rubia Rossi; a médica psiquiatra Cláudia Paola; e a pedagoga Carla Lourenço.

Leia Também:  Jornada de educação ambiental capacita profissionais da rede estadual de ensino

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma

Published

on

By

Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.

Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.

Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.

Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.

É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.

Leia Também:  Comitê regulamenta investimentos privados em projetos pelo Paraná Competitivo

A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.

Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.

Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.

O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.

Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.

Cada palco receberá uma equipe técnica do Verão Maior Paraná, sendo Matinhos com cerca de 100 pessoas, e Pontal do Paraná 60 pessoas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, entre outros profissionais, mais a equipe dos próprios músicos, que, em média, envolve 30 técnicos.

Leia Também:  Estado recebe comitiva de Portugal para troca de experiências na área de inovação

As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.

ARENAS ESPORTIVAS — As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná seguem em ritmo avançado de montagem. Faltando seis dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria de Estado do Esporte.

A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.

Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA