NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Civil oferta 87 vagas de estágio em 34 municípios

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está ofertando 87 vagas para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior. As inscrições estarão disponíveis entre 11 e 17 de julho até as 23h59.

A instituição oferece vagas em 34 municípios paranaenses: Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Bocaiúva do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande, União da Vitória, Maringá, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Toledo, Francisco Beltrão, Rio Negro, Loanda, Jaguariaíva, Capanema, Cambé, Carlópolis, Imbituva, Ortigueira, Pontal do Paraná, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Paranaguá, Londrina, Arapongas, Campo Largo, Guaratuba, Assis Chateaubriand, Araucária, Engenheiro Beltrão, Umuarama e Ponta Grossa.

Sessenta vagas são do nível superior, 18 são para pessoas de nível superior com deficiência, duas para alunos do ensino médio regular, duas para médio profissional integrado e três para nível técnico subsequente. As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de Direito, Arquitetura e Ciências Contábeis.

Durante o período de inscrição, os interessados deverão preencher formulário disponível no site da PCPR e se inscrever na vaga ofertada no site da Central de Estágios do Paraná. 

Leia Também:  Recesso escolar: aulas da rede estadual de ensino vão até quinta-feira

Os candidatos inscritos terão o histórico escolar analisado. Para cada uma das vagas, os três candidatos mais bem classificados pela média acadêmica e aprovados em análise curricular serão chamados para entrevista pessoal em uma unidade da PCPR.  

São requisitos para candidatura o estudante ter idade mínima de 16 anos, possuir cadastro ativo e atualizado no site da Central de Estágios, não prestar estágio simultaneamente em mais de um órgão estadual, pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o Governo do Paraná e não ter realizado estágio de nível médio, técnico ou superior vinculado à Central de Estágio no prazo máximo de dois anos.de

Para mais informações acesse www.policiacivil.pr.gov.br/estagio. Confira o edital AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Paraná incentiva engajamento dos municípios no programa Mais Médicos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR faz reforma geral em ponte sobre o Rio Iapó em estrada rural de Castro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA