NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Civil do Paraná entrega doações a famílias de Morretes prejudicadas pelas chuvas

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) fez a entrega de doações, em Morretes, no Litoral do Estado. Os itens são destinados à famílias que tiveram suas vidas afetadas após fortes chuvas ocorridas na semana passada. Foram arrecadados aproximadamente 150 quilos de alimentos não perecíveis.

A delegada titular da delegacia da PCPR no município, Vanessa Cristina, agradeceu as doações, entregues no sábado (03), e disse que elas são fundamentais para contribuir com as comunidades que foram afetadas. “Em nome da delegacia de Morretes agradeço todas as doações. E seguimos nos colocando à disposição para auxiliar todas as famílias prejudicadas”, afirmou.

Além disso, foram arrecadados itens de limpeza, como sabão e desinfetante, e de higiene pessoal, como pasta de dente, escovas de dentes e sabonetes. A população também contribuiu com peças de vestuário e roupas de cama. A coleta das doações ocorreu nos 12 distritos da PCPR, em Curitiba.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas

PREJUÍZOS – Segundo a última atualização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, as fortes chuvas da semana passada resultaram em ocorrências em 14 municípios localizados no Litoral do Paraná e também na Região Metropolitana de Curitiba.

O caso mais grave foi um deslizamento de grande proporção na BR-376 com o registro de duas mortes, além de interdição da rodovia.

De acordo com último boletim da Defesa Civil, 19.554 pessoas foram afetadas, 509 permanecem desalojadas e 120 estão desabrigadas. Houve danos em 3.938 casas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Pacientes de hospital infantil de Campo Largo entram no clima de festa junina

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com maestra e "Divertimento Curitiboca", Orquestra Sinfônica exibe obra inédita no domingo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA