PARANÁ
Polícia Científica do Paraná tem novo espaço para realizar necropsia em animais
Publicado em
29 de junho de 2023por
Itajuba TadeuO combate ao crimes contra animais no Paraná conta com um serviço especializado de perícia da Polícia Cientifica. A Seção de Crimes Ambientais (SCA) da corporação dispõe de uma equipe de 11 pessoas, que inclui médicas veterinárias, engenheiras ambientais, uma bióloga, um auxiliar de necropsia, um geólogo, residentes técnicos e estagiários, e possui um espaço exclusivo para a realização de exames de necropsia de animais em Curitiba.
A Polícia Científica realiza necropsia em animais desde 2012, mas não possuía um corpo específico de servidores e um local próprio, utilizando o espaço do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, na Capital. Em 2019, a instituição criou a SCA para o atendimento dos casos de forma mais especializada, de maneira independente e com maior agilidade, e em maio deste ano houve mudança para o antigo IML do Centro da Cidade, que também abriga parte do Museu de Ciências Forenses.
“Atendemos vários casos de crimes contra a fauna no Paraná. O objetivo da necropsia é descobrir a causa da morte de animais vítimas de violência, como maus-tratos, envenenamento ou disparo de arma de fogo, e auxiliar as investigações. Os mais comuns são animais domésticos, como cachorros e gatos, mas a SCA também atende animais silvestres. Esse trabalho é tão fundamental como a necropsia em humanos”, explica a chefe da Seção, Angela Andreassa.
Os exames de necropsia realizados pela SCA partem da solicitação das forças de segurança mediante situações de maus-tratos a animais ou de outros crimes ambientais, ajudando a encontrar vestígios que expliquem uma ocorrência.
De acordo com a perita criminal Denise Gineste, desde que entrou em funcionamento, a SCA já recebeu uma grande variedade de espécies animais vítimas de maus-tratos. “Já examinamos tatus, capivaras, quatis, águias, peles e pelos de uma onça-pintada, além de materiais como armadilhas, redes de pesca, tarrafas e anilhas que eram usadas em aves”, conta.
Por se tratar de uma seção especializada, a SCA presta apoio às demais unidades da Polícia Científica no Paraná em casos de maior complexidade. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar e possui uma viatura de uso exclusivo. Em 2022, a equipe foi contemplada em um termo de ajustamento de conduta (acordo com violadores da lei) do Ministério Público do Paraná e recebeu drones, câmeras fotográficas, tablets e aparelhos de medições florestais. Todos estes equipamentos foram incorporados ao trabalho de perícia.
- PM intensifica ações de combate à pesca predatória e recolhe redes de espera fixa
- Técnicos do Instituto Água e Terra resgatam coruja-de-capela ferida em Mato Rico
FLORA – O SCA atua, também, em locais de crimes contra a flora, como desmatamento, apoiando investigações das forças de segurança e do Ministério Público. A Polícia Científica atua ainda em situações como identificação de espécies arbóreas e anatomia da madeira, por exemplo. O objetivo é atestar a tecnicidade de crimes como poluição e mineração, ou detectar vestígios no solo.
A corporação investe em capacitação contínua dos peritos com treinamento interno das equipes semanalmente. No caso da flora, a partir da capacitação, os peritos já puderam elaborar um guia de identificação de espécies florestais, criar um arquivo de tipos de madeira (xiloteca), uma coleção de sementes (germoteca) e uma coleção de frutos (carpoteca). Estes materiais têm objetivos científicos e ajudam os peritos a identificar as espécies presentes em locais de crimes.
A equipe da SCA também é capaz de realizar exames de forma indireta através de imagens de satélite. Para alguns crimes ambientais, como desmatamentos, essa forma de exame pode trazer mais informações técnicas que o exame direto, uma vez que possibilita a análise em diferentes épocas e permite a visualização da dimensão total do dano ambiental causado. Esse trabalho pode ser realizado em parceria com o Instituto Água e Terra. Além disso, a análise a distância reduz custos e tempo despendidos com deslocamentos, aumentando a produtividade da SCA.
DENÚNCIAS – A Seção de Crimes Ambientais atua somente a partir do acionamento feito pelos policiais civis ou militares caso haja a suspeita ou a constatação de um crime. Por isso, o registro das denúncias pela população é fundamental para que os crimes contra animais e meio ambiente sejam elucidados. No Disque-Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública o anonimato é garantido e podem ser registradas situações de maus-tratos e outros crimes ambientais contra a fauna e flora.
As denúncias também podem ser feitas por telefone ou pela internet. Além deste canal, em 2022, a Polícia Civil do Paraná disponibilizou uma página exclusiva para registro online de ocorrência por maus-tratos a animais. Através da Polícia Civil do Paraná ou do 181, o registro pode gerar uma investigação criminal. Caso o crime esteja acontecendo naquele momento, é possível acionar a Polícia Militar através do telefone 190 para que a ocorrência seja atendida.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável

TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho

TJPR realiza entrega de mais de 3 mil itens de doação durante a campanha “Ajudar Idosos”

Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça11 horas ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável