NOVA AURORA

PARANÁ

PM promove treinamento sobre protocolo de atendimento às pessoas com autismo

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveu nesta semana o 1º Seminário de Protocolo de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro teve o objetivo de levar aos militares estaduais as peculiaridades do atendimento a uma ocorrência policial envolvendo pessoas autistas.

O evento foi realizado na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e contou com a presença dos oficiais de todas as unidades da PMPR no Estado que servirão como propagadores aos policiais militares dos ensinamentos sobre esse atendimento.

Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o encontro garante maior sensibilidade e atenção dos militares estaduais ao atenderem ocorrências que possam envolver pessoas autistas. “É de suma importância toda e qualquer atualização aos militares para que eles estejam preparados para atender a população da melhor forma possível. Identificar o autista não é simples e esse seminário propôs mostrar aos policiais de que forma agir ao se depararem com alguma ocorrência que exija deles esse trato”, frisou.

Leia Também:  Pensar Agro entrevista o presidente da Andav para falar sobre insumos agrícolas

O comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, ressaltou a importância do encontro com os oficiais e a atenção da Polícia Militar referente ao tema. “Sempre estamos atualizando e capacitando nossos policiais militares e essa é mais uma prova disso. Reunimos representantes de todas as unidades para que eles possam nos auxiliar nessa divulgação do protocolo de atendimento à pessoa com autismo e tenho certeza de que isso vai refletir num atendimento mais adequado do policial em situações como essa”, destacou.

Um dos organizadores do seminário, o major Valter Ribeiro da Silva, que é pai de um menino autista, ministrou uma palestra sobre a “Abordagem à Pessoa com TEA” e lembrou que nem sempre é possível identificar de imediato um autista e, por este motivo, o protocolo é extremamente importante.

“Na ocorrência devemos ter o cuidado ao nos depararmos com uma pessoa autista. Nem sempre é possível identificar na fisionomia ou alguma característica que remete ao autismo, então o policial deve identificar essa pessoa e aplicar a maneira mais adequada para que tudo saia dentro do que deve ser feito em qualquer outra ocorrência policial. Por isso, tenho certeza que todos saem daqui mais preparados para esse atendimento”, finalizou.

Leia Também:  Maioria das nozes e castanhas do Brasil tem origem na Turquia e no Chile, aponta boletim

O seminário contou com a participação de diversos especialistas convidados, como a diretora-executiva do Centro de Diagnóstico e Intervenção do Neurodesenvolvimento (CEDIN), doutora Amanda Bueno, do tenente-coronel Adair Pimentel, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do médico neuropediatra Anderson Nitsche, do jurista Marco Aurélio Nunes da Silveira, entre outros convidados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Sanepar faz reuniões comunitárias sobre obras de esgoto em União da Vitória

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove exposição do artista Delson Uchôa

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA