NOVA AURORA

PARANÁ

PM homenageia autoridades civis e militares nos dois anos da unidade policial de motocicletas

Publicado em

Em comemoração aos dois anos da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), a Polícia Militar (PMPR) entregou nesta sexta-feira (12), em Curitiba, medalhas a autoridades civis e militares. A honraria é destinada a homenagear e agradecer personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas que tenham contribuído tanto para a criação quanto para a continuidade das atividades desenvolvidas pela unidade na garantia da ordem pública em todo o Paraná.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, esteve na solenidade e relembrou a importância de transformá-la em Companhia Independente. “Foram diversos investimentos em novas motocicletas, armamentos e estrutura para que os nossos cavaleiros de aço pudessem desempenhar cada vez mais seu papel perante a sociedade paranaense, e tenho orgulho de ver que após esses dois anos os resultados promoveram mais segurança para todos”, destacou.

Leia Também:  Copel preserva 25 mil hectares de floresta nativa em todo o Brasil

Representado na solenidade pelo coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, chefe do Estado-Maior da PMPR, também laureado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira, foi citado entre os homenageados. “A viatura de duas rodas acaba chegando em locais que os veículos não chegam e, por isso, demonstra sua importância e eficiência, levando mais segurança e proteção para todas as regiões”, disse Garrett.

Durante os dois anos de atuação, a Cirocam apresentou dados significativos na promoção da ordem pública, com 131 mandados de prisão cumpridos, 173 veículos recuperados e apreensão de 17 armas de fogo.

Para o comandante da unidade, major Carlos Cesar de Souza Peres, os resultados demonstram a importância da atuação dos policiais da unidade pelas ruas de todo o Paraná. “É uma honra comandar a Cirocam e contar com a lealdade de todos esses militares estaduais que dedicam suas vidas para proteger a sociedade paranaense, seja em ações da própria companhia ou em apoio às demais unidades da Polícia Militar”, afirmou.

Leia Também:  Mergulho na essência do Nordeste, "Uma Jornada no Sertão" chega ao Guaíra

CIROCAM – A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas promove atividade especializada de policiamento ostensivo em que militares atuam no motopatrulhamento tático.

A ação é realizada no recobrimento da malha protetora, garantindo a ostensividade, a capacidade de prevenção aos delitos e a capacidade de resposta da corporação quando necessárias nas intervenções de caráter reativo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Copel investirá quase R$ 1 bilhão na Grande Curitiba e Litoral até 2025

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  ROTAM e serviço de inteligência apreendem drogas em Toledo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA