NOVA AURORA

PARANÁ

PM homenageia autoridades civis e militares nos 2 anos da unidade policial de motocicletas

Publicado em

Em comemoração aos dois anos da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), a Polícia Militar (PMPR) entregou nesta sexta-feira (12), em Curitiba, medalhas a autoridades civis e militares. A honraria é destinada a homenagear e agradecer personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas que tenham contribuído tanto para a criação quanto para a continuidade das atividades desenvolvidas pela unidade na garantia da ordem pública em todo o Paraná.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, esteve na solenidade e relembrou a importância de transformá-la em Companhia Independente. “Foram diversos investimentos em novas motocicletas, armamentos e estrutura para que os nossos cavaleiros de aço pudessem desempenhar cada vez mais seu papel perante a sociedade paranaense, e tenho orgulho de ver que após esses dois anos os resultados promoveram mais segurança para todos”, destacou.

Leia Também:  Juliette Freire homenageia Gilberto Gil em data especial: ‘Obrigada por todo o carinho!’

Representado na solenidade pelo coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, chefe do Estado-Maior da PMPR, também laureado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira, foi citado entre os homenageados. “A viatura de duas rodas acaba chegando em locais que os veículos não chegam e, por isso, demonstra sua importância e eficiência, levando mais segurança e proteção para todas as regiões”, disse Garrett.

Durante os dois anos de atuação, a Cirocam apresentou dados significativos na promoção da ordem pública, com 131 mandados de prisão cumpridos, 173 veículos recuperados e apreensão de 17 armas de fogo.

Para o comandante da unidade, major Carlos Cesar de Souza Peres, os resultados demonstram a importância da atuação dos policiais da unidade pelas ruas de todo o Paraná. “É uma honra comandar a Cirocam e contar com a lealdade de todos esses militares estaduais que dedicam suas vidas para proteger a sociedade paranaense, seja em ações da própria companhia ou em apoio às demais unidades da Polícia Militar”, afirmou.

Leia Também:  MON promove oficina com o artista Bruno Marcelino na quarta-feira

CIROCAM – A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas promove atividade especializada de policiamento ostensivo em que militares atuam no motopatrulhamento tático.

A ação é realizada no recobrimento da malha protetora, garantindo a ostensividade, a capacidade de prevenção aos delitos e a capacidade de resposta da corporação quando necessárias nas intervenções de caráter reativo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Homem fica ferido com tiro acidental após derrubar arma em Toledo

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Juliette Freire homenageia Gilberto Gil em data especial: ‘Obrigada por todo o carinho!’

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA