NOVA AURORA

PARANÁ

Piana participa do aniversário da Maclinea, que vai ampliar investimentos em Curitiba

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (10) da celebração de 50 anos da Maclinea, uma das empresas pioneiras da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A fabricante de máquinas e equipamentos para o setor moveleiro e madeireiro prevê mais investimentos em novas tecnologias na unidade para modernizar a produção e buscar novos mercados.

Considerada uma das maiores empresas do setor no Brasil, a Maclinea desenvolve, produz e comercializa máquinas e equipamentos para as linhas de fabricação de móveis, portas, pisos, painéis de compensado, vidro, metal e outros produtos. Com cerca de 90 funcionários e instalada em uma área de 60 mil metros quadrados, a indústria atende importantes empresas moveleiras no Brasil e em outros países sul-americanos.

A Maclinea foi fundada em 1974 pelo italiano Massimo Brivio e outros três sócios, que viram na recém-criada CIC a oportunidade de expandir os negócios no Brasil. “Agradeço à família Brivio por acreditar no Paraná e trazer essa empresa para cá, que se consolidou como uma das principais do setor, que é um dos principais segmentos industriais do nosso Estado”, afirmou Darci Piana.

Leia Também:  Piana é homenageado na celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

“Assim como Brivio fez 50 anos atrás, hoje muitas empresas internacionais e multinacionais continuam buscando o Paraná para implantar seus investimentos, é o que vimos recentemente com a Votorantim, Electrolux, SL Alimentos e J.Macêdo”, salientou. “É graças ao trabalho de empresas como esta que a economia do Paraná vai bem, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo o dobro da média nacional”.

O diretor industrial da Maclinea, Attilio Brivio, contou que o pai e os sócios vieram ao Brasil em uma viagem organizada pela Associação Mecânica Italiana. Eles instalaram, primeiramente, uma pequena indústria mecânica, que se expandiu ao longo dos anos. “Era um período difícil na Europa, como terrorismo e conflitos sociais, que dificultavam a abertura de empresas”, contou.

“Então fizeram essa empresa no Brasil como uma segurança para o futuro. Ela se desenvolveu, aumentou as dimensões, a produção e se tornou uma das mais importantes fornecedoras para o mercado da madeira na América do Sul”, afirmou Brivio. “Estamos investindo em uma nova parceria com a italiana Masterwood, para comercializar máquinas mais tecnológicas, e também no desenvolvimento de novos maquinários para buscar novos mercados”.

Leia Também:  Novo poço em Sengés aumenta produção de água tratada no município em 35%

“Nosso desafio é fazer com que a empresa cresça ainda mais, como novos funcionários e nova engenharia para fazer máquinas mais competitivas e atualizadas, dentro da indústria 4.0”, acrescentou a diretora Susanna Brivio.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os vices-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Virgílio Moreira Filho; e da Aecic, João Barreto Lopes; a cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti; o cônsul da Hungria, Marco Aurélio Schetino; o CEO da Masterwood, Giancarlo Santoro; o presidente do Conselho dos Italianos no Exterior, Walter Petruzziello, e outras autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Governo envia às prefeituras relatório atualizado para auxiliar no alcance das metas dos ODS

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA