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Piana diz que investimentos em logística são prioridade no Paraná em evento da Fetranspar

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O governador em exercício Darci Piana destacou os avanços logísticos do Paraná na abertura do Encontro Paranaense do Transporte, que aconteceu nesta quinta-feira (10), em Curitiba. Em seu discurso, Piana apontou o programa de concessões rodoviárias em curso no Estado e os investimentos realizados nos portos paranaenses nos últimos anos como medidas fundamentais para o aumento da produtividade dos transportes no Paraná.

O evento, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), reuniu diversas entidades e empresas relacionadas às de transporte, infraestrutura e logística, além de representantes do setor produtivo local. Também participaram o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e os diretores-presidentes do DER-PR, Fernando Furiatti, da Ferroeste, André Luis Gonçalves e da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia;

“São mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias sendo concedidas, com milhares de obras de duplicação e terceiras faixas, que fazem deste programa o maior pacote de investimentos rodoviários da América Latina na atualidade. Ninguém tem um projeto tão robusto. Ainda temos concessões previstas para o Porto de Paranaguá, fechando de maneira definitiva as áreas disponíveis, além de obras como o novo píer em T e o Moegão”, afirmou o governador em exercício.

Somente com o pacote de concessões rodoviárias, estão previstos mais de R$ 50 bilhões em investimentos no Estado. Já em Paranaguá, dois leilões das PAR14 e PAR15 devem resultar em cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos portuários, que se somam a um aporte de R$ 1 bilhão para a construção de um píer em T, que vai multiplicar a capacidade de escoamento do Corredor de Exportação.

“Nós nos orgulhamos em dizer que somos o supermercado do mundo. Além de produzir para o mercado interno, nós exportamos para 176 países do mundo. Na sua grande maioria, são alimentos, cuja demanda vem crescendo ano após ano. Para dar conta disso, estamos capacitando trabalhando para tornar nossas rodovias e portos cada vez mais eficientes”, afirmou Piana. “É um processo contínuo, mas o setor produtivo pode ter certeza que o Estado está trabalhando de maneira intensiva nisso”.

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Ele também citou a programação de investimentos para esse ano. Dos R$ 6,3 bilhões descritos na Lei Orçamentária Anual de 2025, R$ 2,1 bilhões serão destinados apenas para melhorias em rodovias, asfaltamento e construção de novas vias, incluindo estradas rurais. É o maior investimento com recursos do Tesouro do Estado da história. Isso envolve rodovias em concreto (Guarapuava, Pato Branco e Goioerê) e novas duplicações.

INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA – Além de promover ganhos de eficiência e produtividade, os investimentos em infraestrutura também são indutores econômicos. De acordo com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, cada R$ 1 investido na área gera outros R$ 3 direta ou indiretamente na economia.

“Na minha visão, o Paraná comparativamente está bem assistido do ponto de vista de investimento. A gente sabe que contrato assinado é diferente de obra entregue, mas a gente está em uma jornada virtuosa de bilhões de investimentos. Isso quer dizer que vai ser um Estado mais eficiente e com produtividade aumentada”, afirmou.

Nesta quarta-feira (9), o diretor da ANTT fez uma visita técnica no Porto de Paranaguá e no trecho concedido da BR-277 que liga Curitiba ao litoral paranaense para conhecer as obras e avaliar possibilidades de integração logística local.

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Atualmente, o porto paranaense opera com 79,2% das cargas recebidas por via rodoviária, 18,5% pela ferrovia e 2,3% por oleoduto. Obras em andamento no Moegão, com investimentos do Estado de cerca de R$ 600 milhões, vão ampliar a capacidade de descarga por trens no terminal, aumentando a produtividade portuária.

A nova concessão vai ampliar as conexões principalmente da BR-277, que vai ganhar uma pista nova de cada lado.

PAINÉIS – O Encontro Paranaense do Transporte tem como objetivo discutir uma série de temas relacionados à infraestrutura local, com painéis temáticos para rodovias, ferrovias e portos. A ideia é tratar das grandes questões do setor, antecipando tendências discutindo soluções para o futuro.

“A ideia é debater, levantar temas e colocar em evidência um assunto que move a nossa economia e que impulsiona a qualidade de vida da sociedade como um todo. Ao final, os principais pontos serão destacados e enviados como sugestões aos órgãos competentes”, destacou o presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na abertura do evento o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; o senador Sérgio Moro; o diretor-adjunto do SEST/SENAT, Vinicius Ladeira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Cesar Oliveira; o superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Tioqueta; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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