PARANÁ
Piana destaca vantagens competitivas do Paraná em fórum econômico na China
Publicado em
9 de setembro de 2023por
Itajuba TadeuA delegação do Governo do Paraná deu continuidade neste sábado (9) à missão de negócios na China com uma série de encontros com representantes governamentais e potenciais parceiros comerciais na cidade portuária de Xiamen, na costa Sudeste do país asiático. A agenda mais importante do dia foi a abertura do 1º Seminário de Cooperação Econômica e Comercial entre as províncias chinesas e os estados brasileiros, que contou com a participação do vice-governador Darci Piana.
O evento em Xiamen marca o início de um novo ciclo de cooperação entre Brasil e China, com ênfase em pautas de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, contribuindo para o fortalecimento das relações entre a China e os estados brasileiros. A Apex Brasil convidou os parceiros chineses a participarem do Brazil Investment Forum 2023, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Brasília, reforçando ainda mais os laços comerciais e de investimento entre as duas nações.
O líder da comitiva paranaense apresentou aos participantes dados sobre a economia do Estado que tornam o tornam um grande atrativo para investidores e importadores. Ele destacou o crescimento econômico do Paraná nos últimos anos, alcançando o quarto maior PIB do Brasil, e o potencial logístico do Estado, aliado à sua localização estratégica, com fácil acesso a cerca de 284 milhões de consumidores do Mercosul.
Entre outros aspectos, Piana citou o projeto da Nova Ferroeste, com mais de 1.500 quilômetros de ferrovias para escoamento da safra do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o novo pacote de concessões rodoviárias, que com seus cerca de 3,3 mil quilômetros é considerado o maior da América Latina, além da existência de 42 aeroportos no Paraná. Ele também informou que o Porto de Paranaguá, que já é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas, deverá receber investimentos de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos 25 anos.
“Temos a quarta maior economia e o terceiro melhor ambiente de negócios do Brasil. Somos um grande produtor de alimentos para o mundo e considerados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o Estado mais sustentável do Brasil”, afirmou. “Estas condições, somada aos novos investimentos que estamos viabilizando em infraestrutura e logística, fazem com que o Paraná represente um parceiro comercial ainda mais relevante para o mundo ao longo dos próximos anos”.
Ao falar sobre sustentabilidade, um dos focos do Seminário, o vice-governador também exaltou o fato de que a Itaipu, maior usina de geração renovável do planeta, estar instalada no Paraná, o que faz com que o Estado corresponda por 30% da energia gerada no País. Ao abordar o tema da segurança alimentar, que é um dos grandes pontos de interesse dos chineses, lembrou que o sistema de produção agrícola estadual é baseado no cooperativismo, com sete das dez maiores cooperativas da América Latina situadas no Estado.
“Temos muitas oportunidades de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para efetuar investimentos em infraestrutura que requerem a participação do setor privado e que podem ser do interesse das empresas chinesas. Da mesma maneira, nossa grande produção agrícola com qualidade, sanidade e preços competitivos e que já tem a China como um dos grandes destinos representa um potencial crescente aos importadores”, concluiu.
RELEVÂNCIA – Uma das principais metas do Seminário é promover a cooperação a nível subnacional, fortalecendo a parceria estratégica entre Brasil e China. Além do Paraná, representantes de outros estados brasileiros também estão participando do evento, que também conta com a presença do Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbot Galvão, que abordou os investimentos chineses em áreas como infraestrutura, petróleo e energia.
“Este seminário com representantes dos estados brasileiros e províncias chinesas é resultado da nossa boa relação. Indica um salto qualitativo dos laços entre os dois países”, disse Galvão. “O Brasil tem muitas qualidades para captação de investimentos e nossa relação com a China é de confiança. Os chineses veem o Brasil como um garantidor da segurança alimentar no mundo e investiram mais de US$ 70 bilhões no País nos últimos anos, gerando empregos e auxiliando as economias locais”.
Antônio Floriano Pereira Pesaro, diretor Operacional da Apex Brasil, falou sobre a missão da organização, que visa facilitar a abertura de mercados para empresas paranaenses e auxiliar investidores estrangeiros interessados no Brasil. Ele destacou as oportunidades no setor de petróleo e gás, energias renováveis, alimentos e bebidas, bem como a liderança do Brasil em agricultura de precisão e inovação.
“A Apex Brasil promove oportunidades para empresas brasileiras que buscam expansão global e viabilizar oportunidades para investidores nacionais no Brasil. O país tem 32 unicórnios e está entre os que mais têm na economia mundial e o Paraná tem muitas áreas estratégicas para colaborar com o mundo, como segurança alimentar, hidrogênio verde, energia limpa, inovação e pesquisas, agricultura de precisão e infraestrutura”, comentou.
Richard Back, chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, sublinhou a importância dos estados brasileiros na implementação dos acordos de cooperação com a China. Ele também mencionou o foco na cooperação em educação, tecnologia, saúde e energia limpa, bem como o compromisso mútuo de enfrentar desafios ambientais.
“Buscamos avançar em acordos, consolidar negócios que nossos países podem desenvolver com novas cooperações na área da educação, no avanço de novas tecnologias nos setores público e privado, no complexo industrial de saúde e na geração de energia limpa. Brasil e China precisam atuar juntos na redução dos impactos ambientais do planeta e a América Latina conta com essa cooperação”, declarou.
O ministro assistente do Ministério do Comércio da China, Chen Chunjiang, falou sobre a crescente expansão da cooperação entre o Brasil e a China, especialmente nas relações comerciais. Ele enfatizou que a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, e o aumento dos investimentos de empresas chinesas no Brasil, com foco em setores como automotivo, tecnologia de saúde, logística e energia
O representante do governo chinês compartilhou dados econômicos recentes, indicando que o PIB da China cresceu 5,5% no primeiro semestre, demonstrando a resiliência da economia chinesa, e expressou otimismo quanto ao futuro, esperando que mais empresas chinesas possam investir no Brasil e vice-versa.

ENCONTROS BILATERAIS – A agenda internacional do vice-governador também teve uma série de encontros bilaterais. Na sexta-feira (8), ele se reuniu com representantes do Ministério do Comércio da China durante um fórum em Gulangyu, no qual foi apresentado um relatório sobre as prioridades de investimentos da China.
Neste sábado (9), após a abertura do Seminário de Cooperação Econômica e Comercial Províncias Chinesas-Estados Brasileiros, ele participou, ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, de encontros com empresas dos setores construção, importação e exportação, logística, tecnologia de saúde, energias renováveis, telecomunicações, além de câmaras de comércios chinesas.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Published
20 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.
Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.
“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.
A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.
A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.
Fonte: Governo PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...
POLÍCIA


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025