NOVA AURORA

PARANÁ

Piana destaca força do cooperativismo em Fórum da Ocepar; Rádio Educativa ganha prêmio

Publicado em

O vice-governador Darci Piana destacou a relevância das cooperativas para o crescimento da economia do Estado durante a sua participação na abertura do Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná na noite desta segunda-feira (29). O evento é promovido pelo sistema Ocepar, que também premiou duas séries de reportagens produzidas pela Rádio Educativa sobre o tema.

Em seu discurso, Piana mencionou que as cooperativas paranaenses faturaram mais de R$ 200 bilhões em 2023 e reforçou os investimentos do Governo do Paraná em infraestrutura e logística, incluindo melhorias na malha viária e portuária como fundamentais para apoiar o crescimento do segmento, o que reduz custos e aumenta a competitividade nos mercados interno e externo.

“É preciso infraestrutura para dar vazão à produção das cooperativas. O Governo do Paraná está investindo na malha viária, temos a concessão mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias, que permitem o escoamento dessa produção, além de investimentos na infraestrutura portuária. Dessa forma, Estado e as cooperativas seguem juntos para fazer o que é bom para o Paraná e para o Brasil”, disse o vice-governador.

Leia Também:  Dia da Água: IAT vai plantar 18 mil mudas de espécies nativas em nascentes de rios do Paraná

PRÊMIO DE JORNALISMO – Durante o evento, foi divulgado o resultado da 16ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo. A Rádio Educativa foi premiada duas vezes na categoria Radiojornalismo na produção de duas séries especiais. Os especiais foram selecionados entre 108 trabalhos inscritos.

Em primeiro lugar ficou a série “Cooperar nos torna grandes”, dos jornalistas Elaine Nunes e Miguel Manassés. Veiculada em 2024, a série teve três reportagens que exemplificam como o cooperativismo pode auxiliar donos de pequenas propriedades na geração de empregos e no desenvolvimento socioeconômico.

Na segunda colocação da categoria ganhou a “Série Cooperativismo, semeando a sustentabilidade, saúde e educação financeira”, de Janiele Delquiqui, Vinicius Carrasco e Joaci Santos. O material, veiculado em março de 2024, tratou do impacto positivo de projetos sociais promovidos por cooperativas.

FÓRUM DOS PRESIDENTES – Realizado anualmente pelo Sistema Ocepar, o fórum reúne líderes das principais cooperativas estaduais para debater temas estratégicos e alinhar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Paraná. Neste ano, o encontro aborda os desafios e oportunidades para o setor, incluindo inovações tecnológicas, políticas públicas de incentivo, sustentabilidade e a importância da integração entre as cooperativas para fortalecer a economia local.

Leia Também:  Com a chegada do inverno, Saúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais

Além da abertura e premiação de jornalistas, a programação, que continua nesta terça-feira (30), conta com palestras e painéis de discussão e a participação de autoridades, especialistas e representantes do governo para debater sobre as tendências e o futuro do cooperativismo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Agroindústrias e artesãos assistidos pelo IDR-Paraná têm espaço exclusivo no Show Rural

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Celebração do Dia do Veterano reúne gerações de militares estaduais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA