NOVA AURORA

PARANÁ

Piana destaca avanços do Paraná em evento que discute tecnologia no ensino público

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (15) da abertura do 1º Encontro Presencial do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Foz do Iguaçu, no Oeste. O evento trata dos desafios e das boas práticas nas redes públicas de ensino para uma educação mais conectada e eficaz.

Piana destacou o impacto positivo da tecnologia no aprendizado dos estudantes e os resultados recentes da educação paranaense, que chegou à liderança no ranking do mais recente ranking Ideb no ensino médio. “A troca de experiências é fundamental para a evolução dos processos, tanto ouvir o que os outros têm para dizer como mostrar o que nós fizemos de bom. A inclusão das disciplinas de robótica e programação, por exemplo, é uma experiência inovadora do Paraná, que tem colaborado para a evolução do ensino no Paraná”, afirmou.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 530 mil alunos matriculados em 20 mil turmas de programação, por exemplo. O Estado também se utiliza de plataformas digitais com recursos interativos para facilitar a prática pedagógica das demais disciplinas, tornando o aprendizado mais envolvente e flexível.

Leia Também:  Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa da 27ª Conferência Nacional da UNALE

“As plataformas educacionais e a conectividade são grandes ferramentas no auxílio do trabalho do professor. Estamos aqui para discutir propostas que possam facilitar a atividade do professor e engajar os alunos”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, que também é um dos líderes do GT de Tecnologia e Inovação do Consed.

BONS EXEMPLOS – O encontro reúne secretários de Educação e gestores públicos de todo o País até sexta-feira (17). Ao longo dos painéis, serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas e secretários vão compartilhar experiências e ideias sobre o uso de softwares e dados na educação.

A Secretaria da Educação do Paraná também vai apresentar a experiência de uso dos Educatrons, conjuntos tecnológicos compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, que são usados para as atividades didáticas.

Os equipamentos fazem parte de um grande plano de investimentos na educação pública do Paraná por um ensino mais conectado e tecnológico. Em 2023, o Governo do Estado adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais.

Leia Também:  Com previsão de 334 mil toneladas, plantio de cevada avança no Paraná

Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 2.104 escolas e mais de 920 mil estudantes matriculados.

ENCONTRO – Este é o primeiro encontro do GT de Tecnologia e Inovação do Consed que acontece presencialmente. O grupo tem o apoio da Coalizão Educação Tec., formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu e BID.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura do evento a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Helena Schweickardt; o secretário de Educação do Mato Grosso, Alan Porto; a diretora-executiva da Coalizão Tec Educação, Julia Sant’Anna; e demais secretários e gestores públicos estaduais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com 5,3 milhões de toneladas, portos registram novo recorde de movimentação em fevereiro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende dois homens por crimes distintos em Cornélio Procópio

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA