NOVA AURORA

PARANÁ

Piana destaca avanços do Paraná em evento que discute tecnologia no ensino público

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (15) da abertura do 1º Encontro Presencial do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Foz do Iguaçu, no Oeste. O evento trata dos desafios e das boas práticas nas redes públicas de ensino para uma educação mais conectada e eficaz.

Piana destacou o impacto positivo da tecnologia no aprendizado dos estudantes e os resultados recentes da educação paranaense, que chegou à liderança no ranking do mais recente ranking Ideb no ensino médio. “A troca de experiências é fundamental para a evolução dos processos, tanto ouvir o que os outros têm para dizer como mostrar o que nós fizemos de bom. A inclusão das disciplinas de robótica e programação, por exemplo, é uma experiência inovadora do Paraná, que tem colaborado para a evolução do ensino no Paraná”, afirmou.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 530 mil alunos matriculados em 20 mil turmas de programação, por exemplo. O Estado também se utiliza de plataformas digitais com recursos interativos para facilitar a prática pedagógica das demais disciplinas, tornando o aprendizado mais envolvente e flexível.

Leia Também:  Bar e Lanchonete é arrombado em Toledo

“As plataformas educacionais e a conectividade são grandes ferramentas no auxílio do trabalho do professor. Estamos aqui para discutir propostas que possam facilitar a atividade do professor e engajar os alunos”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, que também é um dos líderes do GT de Tecnologia e Inovação do Consed.

BONS EXEMPLOS – O encontro reúne secretários de Educação e gestores públicos de todo o País até sexta-feira (17). Ao longo dos painéis, serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas e secretários vão compartilhar experiências e ideias sobre o uso de softwares e dados na educação.

A Secretaria da Educação do Paraná também vai apresentar a experiência de uso dos Educatrons, conjuntos tecnológicos compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, que são usados para as atividades didáticas.

Os equipamentos fazem parte de um grande plano de investimentos na educação pública do Paraná por um ensino mais conectado e tecnológico. Em 2023, o Governo do Estado adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais.

Leia Também:  Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 2.104 escolas e mais de 920 mil estudantes matriculados.

ENCONTRO – Este é o primeiro encontro do GT de Tecnologia e Inovação do Consed que acontece presencialmente. O grupo tem o apoio da Coalizão Educação Tec., formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu e BID.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura do evento a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Helena Schweickardt; o secretário de Educação do Mato Grosso, Alan Porto; a diretora-executiva da Coalizão Tec Educação, Julia Sant’Anna; e demais secretários e gestores públicos estaduais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Administração Municipal realiza evento especial para Mulheres do Município

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Temporais impactaram 33,9 mil pessoas no Paraná; chuvas devem voltar nesta quinta

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA