NOVA AURORA

PARANÁ

Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (27), no Palácio Iguaçu, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, e apresentou os números do Paraná e o apoio do Governo do Estado às micro e pequenas empresas paranaenses. Entre as ações destacadas, estão a redução da burocracia para a abertura de novos negócios e também o tratamento prioritário dado às empresas de pequeno porte.

“Buscamos nos aproximar do empresariado para saber suas demandas, e para eles também terem acesso e trazerem propostas ao Estado. Foi assim que reduzimos a burocracia e derrubamos o tempo de espera para a abertura de empresas, já que o processo é todo integrado e feito de forma digital”, explicou Piana. “Trabalhamos para buscar o crescimento do Estado, que atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados nos últimos anos, o que impacta em todos os segmentos da economia”.

O Paraná é o Estado com o segundo menor tempo de abertura de empresas no Brasil. De acordo com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), esse processo levou uma média 8 horas e 29 minutos em fevereiro, uma redução de 26 minutos em relação ao mês anterior.

Leia Também:  Polícia Rodoviária deflagra operação nas rodovias estaduais durante o feriado de 1.º de Maio

O Estado conta também com o programa Compras Paraná, que estabelece que no mínimo 10% de todos produtos adquiridos pelos órgão estaduais sejam fornecidos por pequenas empresas. Somente no ano passado, o Estado adquiriu quase R$ 2 bilhões em produtos e serviços desses empreendimentos. Outra iniciativa é o Decreto de Baixo Risco, que dispensou a necessidade de licenças de mais de 770 ramos que não apresentam riscos em suas atividades.

“O vice-governador nos apresentou as inovações que estão sendo aplicadas no Paraná, que podem ser exemplo para o Brasil”, ressaltou Pedrozo. “Queremos levar a experiência do Paraná a outros estados. Queremos parabenizar o governo e o povo do Paraná por tudo o que o Estado representa e pelo trabalho junto às micro e pequenas empresas”.

PRESENÇAS – Acompanharam a reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; os diretores administrativos e de Finanças, José Gava Neto; e técnico do Sebrae/PR; César Rissete. Pelo Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, participaram o chefe de gabinete, Ivan Hussni; e os assessores Fábio Marimon e Karine Oliveira.

Leia Também:  Conheça a bailarina mais antiga em atividade do País e servidora do Paraná há quase cinco décadas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ranking internacional aponta UEM e UEL como líderes em sustentabilidade no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR inicia fiscalização efetiva de cargas pesadas nas regiões Oeste e Sudoeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA