NOVA AURORA

PARANÁ

Pesquisa sobre hábitos e percepções do turismo no Estado encerra em 31 de maio

Publicado em

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Paraná quer saber a opinião da população sobre o turismo no Estado. As perguntas da pesquisa foram elaboradas pela Secretaria do Turismo para conhecer as sugestões, experiências e percepções dos paranaenses. Os dados também servem para identificar os principais destinos e hábitos de consumo de viagens. O questionário online leva, no máximo, cinco minutos para ser respondido e fica disponível até 31 de maio. Para participar clique AQUI.

Até o momento, a pasta estadual já recebeu 1.586 respostas válidas, ou seja, questionários que são preenchidos completamente, até o final. O número quase atinge o total do ano passado, quando 1.880 pessoas participaram.

A pesquisa pode ser respondida por moradores de todos os 399 municípios do Paraná. “O objetivo é identificar quais são os hábitos de comportamento e consumo da população, como uma forma de entender o que os moradores pensam sobre os atrativos estaduais, quais suas pretensões ao viajar pelo Estado e qual a expectativa sobre o fluxo de turistas nos seus municípios”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

Leia Também:  Com revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil

EXPECTATIVA – A participação popular é muito importante para que o Governo do Estado possa entender as principais demandas de quem vive no Paraná e deseja viajar, seja a lazer ou a negócios. Os dados deste levantamento se somarão aos já divulgados na primeira edição, realizada no ano passado.

A pesquisa feita em 2023 destacou, por exemplo, que 37,8% dos participantes fizeram entre duas e quatro viagens no ano de 2022 e 28% viajaram pelo menos uma vez durante o período. Também são levados em conta os principais destinos, meios de locomoção e hospedagem, a fim de entender as necessidades de mercado.

Os resultados da pesquisa feita no ano passado podem ser consultados AQUI.

MAIS DADOS – A Secretaria do Turismo também protagoniza outros levantamentos para entender melhor o perfil dos viajantes. Além deste, que objetiva identificar os hábitos de consumo dos moradores do Paraná, a pasta faz uma busca ativa de turistas que frequentam o Litoral e as praias de água doce durante a alta temporada de verão.

Leia Também:  De maneira remota, eletricistas autônomos têm encontro com a Copel

Sondagem de Opinião foi realizada com 1.876 pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. O objetivo foi mapear o perfil e as percepções dos turistas (que dormem ao menos uma noite no local) e visitantes do Paraná.

Já a pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024 abordou 2.419 pessoas com entrevistas feitas, exclusivamente, nos “portões” do Litoral, ou seja, nas rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos, abrangendo Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Quatro Barras (no Portal de Graciosa) e Paranaguá. O objetivo foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Encerramento do Natal Encantado em Iracema do Oeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Após sucesso no Show Rural, ExpoLondrina recebe Vitrine do Biogás e do Biometano

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA