PARANÁ
Pesquisa de saúde pública da UEPG analisa qualidade de vida de pessoas com HIV
Publicado em
5 de abril de 2024por
Itajuba TadeuComo pessoas que convivem com HIV e Aids nos Campos Gerais se relacionam com os tratamentos de saúde disponíveis? É o que pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão investigando há mais de uma década. Desde 2011, professores e alunos da instituição avaliam contextos epidemiológicos, biológicos e de qualidade de vida de 1.750 pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA).
O projeto é ligado ao Departamento de Saúde Pública da UEPG e tem o objetivo de monitorar os parâmetros de carga viral no organismo, taxa de transmissão e proliferação da doença e interação medicamentosa no tratamento.
“A partir do momento em que o paciente começa a tomar o medicamento, vemos se ele vai diminuir as cargas virais, se vai responder ao tratamento e quais as consequências terá com colesterol, triglicerídeos e pressão arterial”, explica o professor coordenador da pesquisa Erildo Vicente Müller. Ele ressalta que, embora o trabalho tenha iniciado há 13 anos, são monitorados dados registrados de pacientes desde 2002.
Os resultados já compilados mostram que 30% das pessoas monitoradas tiveram síndrome metabólica, condição que aumenta o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes. Os dados ainda apontam para o aumento de hipertensão arterial em comparação com pessoas que não vivem com HIV.
“Registramos também situações de neurotoxicidade e diminuição de força muscular. Agora, estamos estudando a procura da Prep, medicamento tomado antes da relação sexual e que prepara a pessoa para um possível contato com o HIV”, explica Erildo. “Com o aumento da procura pelo remédio, outras infecções sexualmente transmissíveis estão aumentando, pois o preservativo não é uma barreira física apenas para o HIV, mas também previne gonorreia e sífilis, por exemplo”.
A partir do momento em que os pacientes entram para atendimento no SAE-CTA e recebem o diagnóstico de HIV, são acompanhados pela pesquisa da UEPG. A equipe envolvida analisa como o paciente irá se comportar clinicamente com o tratamento medicamentoso e como o HIV fará a resposta inflamatória no organismo, o que faz com que ocorram outros problemas de saúde, como a própria síndrome metabólica.
“Isso a gente consegue entender por meio de intervenção direta com os pacientes, porque vai mudando os comportamentos, vai mudando as formas de entender as relações sexuais e assim por diante”, diz o professor.
Segundo Erildo, esse contato direto auxilia no trabalho de prevenção e a melhor forma de abordagem a cada população infectada. “Na pesquisa, a gente pensa numas intervenções, mas elas muitas vezes não dão certo porque a gente não entendeu o que é o pensamento daquela geração para que possamos intervir, por isso acompanhamentos de longo prazo auxiliam, com evidência científica, na condução correta do serviço público de saúde”, complementa.
- Estado libera R$ 12 milhões para ampliação do Cisa e do Hospital Cemil, em Umuarama
- Estado libera R$ 40 milhões para quatro novas estruturas de saúde em Almirante Tamandaré
ALUNOS – A pesquisa conta com alunos dos cursos da saúde, que trabalham de forma direta com pacientes, além de realizar análise de dados. Rafaela Jacob é aluna do curso de Medicina e relata a importância do projeto para sua trajetória acadêmica. “Por ser aluna do primeiro ano, nós ainda não temos muito contato com os pacientes. Então eu acho que essa pesquisa está ajudando muito no lado humanitário, de enxergar os pacientes para além de casos, ver como isso impacta o dia a dia deles e como podemos ajudá-las”, afirma.
“Esta oportunidade abre caminhos para a pesquisa para os alunos”, destaca o acadêmico Gabriel Hito dos Santos. “Eu acho que é o jeito que temos de devolver para a sociedade o que foi investido na gente esse tempo todo”.
O coordenador do SAE-CTA de Ponta Grossa, Jean Zuber, também colabora na análise de dados da pesquisa. Segundo ele, a parceria é fundamental para dar um retorno para a população que frequenta o serviço. “Conseguimos entender algumas variáveis que são regionais, só nossas. Conseguimos olhar de marcadores laboratoriais para os de adesão do paciente, o que influencia na rotina do serviço”, afirma. “O HIV traz um peso grande do estigma, e essas pesquisa traz evidências de como a gente pode mudar o atendimento e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor.
A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.
Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).
Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.
TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste).
Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.
A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.
FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.
Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.
Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.
Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.
TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.
ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.
FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.
Confira o calendário de eventos turísticos de abril:
1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos
02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu
04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina
04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira
06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste
08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu
09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo
10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança
11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina
11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras
11 a 13 – Irati Motofest – Iratí
12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara
12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma
12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste
13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom
13 – A Paixão de Cristo – Arapongas
14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo
18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia
18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia
19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves
20 – A Paixão de Cristo – Medianeira
25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom
25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal
25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas
25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu
25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá
26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu
26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel
26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro
30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza
30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara
30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon
30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas