O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), está entregando neste mês de abril materiais de apoio a redes municipais de ensino do Paraná, dentro do programa Educa Juntos. O objetivo do programa é aprimorar a aprendizagem desde as primeiras etapas da educação básica.
Estão sendo entregues material didático complementar de alfabetização para 393 prefeituras, além de 10 mil livros com práticas pedagógicas para auxiliar a transição dos alunos que passam do 5º ao 6º ano, ou seja, aqueles que saem da rede municipal e entram na estadual.
O investimento total na impressão do material de alfabetização e no de transição foi de R$ 1,9 milhão. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, participou nesta segunda-feira (10) da entrega simbólica na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
O material didático de alfabetização inclui 12 mil exemplares para professores, com orientações didáticas, além de 466 mil volumes para cerca de 250 mil alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com coletâneas de atividades. Já os livros com práticas pedagógicas serão entregues a todas as 4,9 mil instituições de ensino municipais e estaduais do Paraná. Serão dois exemplares para cada escola, destinados às equipes gestoras de cada unidade, de todos os municípios.
“Esses materiais vêm para apoiar a alfabetização na idade certa. Temos que pensar numa educação integrada, para que o aluno passe pela alfabetização na etapa adequada e chegue para a rede estadual com essas habilidades já bem asseguradas”, comentou o secretário Roni Miranda, na entrega em Campina Grande do Sul.
SEM ABANDONO ESCOLAR – Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed-PR, ressaltou que a alfabetização na idade certa evita que o estudante se sinta desestimulado ao progredir de série e, portanto, previne o abandono escolar. “É daí a nossa preocupação em desenvolver ações, via Educa Juntos, para atuar nessa frente tão importante”, afirmou.
O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, reforçou a importância de promover a integração entre as redes municipais e a estadual e de assegurar aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagem ao passar do ensino fundamental I (anos iniciais, do 1º ao 5º ano), ofertado pelo município, ao fundamental II (anos finais, do 6º ao 9º ano), ofertado pelo Estado.
“A gente já vinha observando a dificuldade do aluno que entra no 6º ano. Tenho certeza de que esse material de transição vai colaborar. É uma capacitação a mais para os professores, para sempre melhorarmos”, disse o prefeito.
EDUCA JUNTOS – Implementado no final de 2020 (lei estadual desde 2022), o programa Educa Juntos é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.
Algumas das ações, desde então, foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar; oferta para 330 municípios do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem; além da oferta da Prova Paraná (adaptada aos municípios), uma avaliação diagnóstica dos níveis de absorção dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.
Fonte: Governo PR