NOVA AURORA

PARANÁ

Pedro Paulo & Alex, Dell Cavalini e Sambô lotaram praias de Matinhos e Pontal neste sábado

Publicado em

O final de semana no litoral paranaense foi recheado de atrações para moradores e veranistas com os shows gratuitos do Verão Maior Paraná. Neste sábado (28), o grupo Sambô se apresentou no palco Pontal do Paraná, e Dell Cavalini e a dupla paranaense Pedro Paulo & Alex agitaram as areias do palco Matinhos.

Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Renault do Brasil, os shows apresentam grandes nomes da música nacional, reunindo uma plateia gigantesca formada por pessoas de todas as idades.

Pedro Paulo & Alex subiram ao palco em Matinhos. A dupla da região Norte do Paraná realizou seu primeiro show do ano no Verão Maior Paraná. Pedro Paulo destacou a estrutura do evento e disse que está animado para o futuro. “Primeiro show do ano começando com o pé direito, Verão Maior é um dos maiores eventos do Paraná e do Brasil. Nós já viemos várias vezes pra cá. Começamos o ano no Paraná e estamos com a energia recarregada”.

Alex ressaltou que se apresentar para os paranaenses é sempre motivo de emoção para a dupla. “No Paraná, a gente fica sempre com o coração aquecido. Muito calor, energia positiva. Revemos muita gente, nós começamos aqui. Estamos muito felizes”.

O paulista Dell Cavalini abriu a noite de shows em Matinhos com uma apresentação eclética e muita dança. Ele disse que ama o Paraná e seus fãs do Estado e ainda comentou que a apresentação da noite de sexta (27) em Pontal do Paraná, também parte da programação do Verão Maior, foi um sucesso.

“Pra mim é uma alegria participar de um evento tão maravilhoso como esse. Ver um público desse. Que cidade maravilhosa, fiquei muito feliz. Todo mundo cantando minhas músicas. Quando você chega numa cidade e as pessoas estão cantando suas músicas é muito gratificante, você sabe que o trabalho está sendo bem feito”.

Leia Também:  Programa de proteção da fauna das obras na orla de Matinhos solta oito lagartos na natureza

A curitibana Denise Pires foi assistir a dupla Pedro Paulo & Alex, mas também acompanhou as atrações do Verão Maior nos finais de semana anteriores, como Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, entre outros.

“Estamos vindo todo fim de semana e os shows gratuitos estão sendo muito legais. Todos estão sendo excelentes atrações, envolvendo a família, com organização e  segurança. É mais um atrativo para quem desce pro litoral e por ser gratuito possibilita que várias pessoas interajam”.

Já o pipoqueiro Douglas Cordeiro disse que suas vendas aumentaram após a criação do evento. Ele também atribuiu o sucesso da temporada ao alargamento da faixa de areia na orla de Matinhos. “Tem um monte de show bom e gratuito, vem gente de tudo quanto é lugar. Com essa estrutura toda que montaram, alargaram a areia, ficou bem melhor. Atrai bastante gente. Antes só tinha o carnaval, mas agora o show é um atrativo a mais pro pessoal vir fim de semana”.

PONTAL DO PARANÁ – Em Pontal do Paraná, o grupo Sambô, que está completando 20 anos de carreira, agitou a arena com o melhor do “rock-samba”. Hugo Rafael, vocalista da banda, disse que ficou feliz em voltar a tocar em Pontal do Paraná e que os shows do grupo são repletos de muita dança e música animada. “A gente adora estar no Paraná, é muito bom fazer um show pra galera nesse festival de verão. O Sambô é uma grande festa, a gente mistura tudo o que a gente gosta em música: samba, alegria e animação”.

Hugo ainda ressaltou a importância da realização de eventos como o Verão Maior Paraná. “É sempre muito bom ter festa popular. Família, amigos, todo mundo poder vir gratuitamente para assistir as atrações e se divertir. É muito legal”.

Leia Também:  Apoio nas chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul

Silviane Alves Rabij é fã de Sambô. Ela foi ao Litoral para acompanhar o show e ficou impressionada com a estrutura e segurança do evento. “Achei fácil o acesso, é um ambiente bem familiar, muito sossegado. Uma estrutura de palco desse tamanho nunca vi. É um atrativo, Pontal do Paraná merece”.

Já a comerciante Talita dos Santos, que vende chope no litoral, está trabalhando durante os shows desde o primeiro dia de evento. Segundo ela, esta temporada está sendo a melhor dos últimos anos. “Esse ano está sendo bem movimentado, uma temporada bem boa pra nós aqui. Tá bem lotado. O comércio ganha com isso. O evento tá sendo bem legal pra movimentar o pessoal”.

Já passaram pelos palcos nomes como Leonardo, Eduardo Costa, César Menotti & Fabiano, Fernando e Sorocaba, e ainda estão programados mais dois finais de semana de apresentações musicais, encerrando uma temporada que certamente ficará na memória do público. Guilherme & Santiago, Ara Ketu, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo ainda vão fazer a alegria dos veranistas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estação do IDR-Paraná desenvolve pesquisa com acupuntura em animais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programa de proteção da fauna das obras na orla de Matinhos solta oito lagartos na natureza

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA