NOVA AURORA

PARANÁ

Peças do Cemitério de Automóveis ocupam a Mostra Fringe no Teatro Guaíra

Publicado em

Com uma trajetória inspiradora, o londrinense Mário Bortolotto, um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, celebra os 43 anos do grupo de teatro Cemitério de Automóveis no 33º Festival de Curitiba. A mostra é uma das surpresas do Fringe na edição de 2025 e ocupa o Miniauditório do Teatro Guaíra (Glauco Flores de Sá Brito) de 2 a 6 de abril.

A mostra de 43 anos do Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis tem os seguintes destaques: “Notícias de Naufrágios”, com uma linguagem mais experimental e menos realista, no dia 02/04, às 21h; “Whisky e Hambúrguer”, que gira em torno de um casal de amigos que está com suas vidas desestruturadas, no dia 03/04, às 21h; “Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio”, no dia 04/04, às 21h; o show da banda Saco de Ratos, no dia 05/04, às 21h30; e “Efeito Urtigão”, que gira em torno de um jornalista talentoso, no dia 06/04, às 20h.

Bastante influenciado por histórias em quadrinhos, cinema, blues, rock e o universo beatnik, Bortolotto cria espetáculos com um estilo próprio. “A seleção foi feita pensando que só poderíamos levar espetáculos razoavelmente pequenos, com elencos reduzidos, por conta dos custos que teríamos”, explica Bortolotto.

Leia Também:  Tenista Gustavo Almeida, apoiado por programas do Estado, participa do torneio de Wimbledon

“O Festival de Curitiba é muito importante porque é uma vitrine de grande parte do que tá acontecendo em teatro no País. As poucas vezes que participamos do festival foram muito gratificantes. E este ano a gente tá indo pro Fringe com uma pequena mostra de espetáculos e com um show da nossa banda de rock, então, estamos com uma expectativa muito legal”, complementa. 

Desde 1996, quando deixou o Norte do Paraná para fixar raízes em São Paulo, Bortolotto fez do grupo Cemitério de Automóveis uma referência na cena alternativa paulistana. Em 2000, o artista recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor por “Nossa Vida Não Vale um Chevrolet”. No mesmo ano, o versátil Mário, que é ator, diretor, dramaturgo, escritor e compositor, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Autor pelo conjunto da obra. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Na contramão do Brasil, indústria paranaense registra crescimento em fevereiro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Empreendedor leva 53 segundos para consultar viabilidade de nome de empresa no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA